Espírito Santo

Petrobras inaugura um dos maiores laboratórios de pesquisa em química de petróleo

O principal objetivo do empreendimento é atender a demanda de pesquisas relacionadas às análises químicas de óleos brutos; estudos de perfis físico-químicos, testes e desenvolvimento de produtos químicos, produção de resíduos e águas de formação. Com investimentos de cerca de R$ 31 mil

Agência Petrobras
27/03/2012 09:03
Petrobras inaugura um dos maiores laboratórios de pesquisa em química de petróleo Visualizações: 2459
A Petrobras e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) inauguraram na segunda-feira (26), em Vitória (ES), o Núcleo de Competências em Química do Petróleo (NCQP), maior centro de pesquisa nessa área dentro de uma universidade brasileira e um dos maiores do país. O principal objetivo do empreendimento é atender a demanda de pesquisas relacionadas às análises químicas de óleos brutos; estudos de perfis físico-químicos, testes e desenvolvimento de produtos químicos, produção de resíduos e águas de formação. O laboratório possibilitará pesquisas geológicas, de elevação e escoamento.

“É uma honra inaugurarmos um laboratório desse porte, que não há mais de cinco instalações similares no mundo”, destacou o gerente geral da Petrobras no estado, Luiz Robério, reforçando a importância da parceria com as universidades para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de pesquisa.

Dois projetos já estão em andamento em parceria com a Ufes e serão conduzidos no núcleo. O primeiro é referente ao desenvolvimento de novas técnicas de caracterização de petróleo para a área de Exploração e Produção. O segundo estuda o comportamento de perfil de velocidades para medição de gás de flare.

Os investimentos feitos por meio da Rede Temática de Óleos Pesados foi de aproximadamente R$ 31 milhões, divididos em infraestruturas laboratoriais, aquisição de equipamentos e desenvolvimento de métodos analíticos laboratoriais para suporte em Pesquisa & Desenvolvimento.

Em uma área de 3000 m², o núcleo abriga 24 laboratórios de apoio às atividades da Unidade de Operações da Petrobras no Espírito Santo (UO-ES). O estado é atualmente o segundo maior produtor de petróleo do país.


Tecnologia de ponta para medição e monitoramento de qualidade

No NCQP, juntamente com um moderno equipamento de Espectrometria Atômica, está o primeiro Espectrômetro de Massa do Hemisfério Sul, um aparelho alemão que identifica os compostos orgânicos do petróleo de forma rápida e precisa, monitorando a qualidade do petróleo.

Outro equipamento de ponta é o sistema de destilação para Ponto de Ebulição Verdadeiro (PEV), único existente em uma universidade brasileira, que funciona como uma minirrefinaria fracionando o petróleo bruto em vários compostos.

O NCQP possui ainda um Laboratório de Difração de Raios-X que é um dos mais avançados da América Latina e, além dele, destacam-se o Laboratório de Ressonância Magnética de Alto e Baixo Campos, Laboratório de Instrumentação Analítica e Laboratório de Cromatografia.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.