A Petrobras e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) inauguraram na segunda-feira (26), em Vitória (ES), o Núcleo de Competências em Química do Petróleo (NCQP), maior centro de pesquisa nessa área dentro de uma universidade brasileira e um dos maiores do país. O principal objetivo do empreendimento é atender a demanda de pesquisas relacionadas às análises químicas de óleos brutos; estudos de perfis físico-químicos, testes e desenvolvimento de produtos químicos, produção de resíduos e águas de formação. O laboratório possibilitará pesquisas geológicas, de elevação e escoamento.
“É uma honra inaugurarmos um laboratório desse porte, que não há mais de cinco instalações similares no mundo”, destacou o gerente geral da Petrobras no estado, Luiz Robério, reforçando a importância da parceria com as universidades para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de pesquisa.
Dois projetos já estão em andamento em parceria com a Ufes e serão conduzidos no núcleo. O primeiro é referente ao desenvolvimento de novas técnicas de caracterização de petróleo para a área de Exploração e Produção. O segundo estuda o comportamento de perfil de velocidades para medição de gás de flare.
Os investimentos feitos por meio da Rede Temática de Óleos Pesados foi de aproximadamente R$ 31 milhões, divididos em infraestruturas laboratoriais, aquisição de equipamentos e desenvolvimento de métodos analíticos laboratoriais para suporte em Pesquisa & Desenvolvimento.
Em uma área de 3000 m², o núcleo abriga 24 laboratórios de apoio às atividades da Unidade de Operações da Petrobras no Espírito Santo (UO-ES). O estado é atualmente o segundo maior produtor de petróleo do país.
Tecnologia de ponta para medição e monitoramento de qualidade
No NCQP, juntamente com um moderno equipamento de Espectrometria Atômica, está o primeiro Espectrômetro de Massa do Hemisfério Sul, um aparelho alemão que identifica os compostos orgânicos do petróleo de forma rápida e precisa, monitorando a qualidade do petróleo.
Outro equipamento de ponta é o sistema de destilação para Ponto de Ebulição Verdadeiro (PEV), único existente em uma universidade brasileira, que funciona como uma minirrefinaria fracionando o petróleo bruto em vários compostos.
O NCQP possui ainda um Laboratório de Difração de Raios-X que é um dos mais avançados da América Latina e, além dele, destacam-se o Laboratório de Ressonância Magnética de Alto e Baixo Campos, Laboratório de Instrumentação Analítica e Laboratório de Cromatografia.