PD&I

Petrobras inaugura Centro de Competência em Computação em Nuvem

Companhia investe em nuvem pública para modernização de soluções

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
17/09/2021 16:02
Petrobras inaugura Centro de Competência em Computação em Nuvem Visualizações: 564

A Petrobras inaugurou o Centro de Competência em Computação em Nuvem (CCC), que vai direcionar e acelerar a estratégia de adoção de computação do tipo cloud da companhia. A adoção gradativa de nuvem será realizada com a parceria das empresas Amazon e Microsoft, grandes players do setor. Boa parte do consumo da nuvem será destinado a ampliar a capacidade computacional de alta performance, em conjunto com os supercomputadores já existentes da Petrobras.

A computação em nuvem também acelerará o desenvolvimento de novas soluções e permitirá ampliar o uso de Analytics e Inteligência Artificial em todas as áreas da companhia. "Lembro que quando foi criada a Diretoria, em setembro de 2019, não utilizávamos a nuvem. Dois anos se passaram e podemos dizer que já estamos na vanguarda do mercado da utilização de nuvem, o que nos torna mais produtivos e ágeis, acelerando o nosso processo de inovação. Fico muito orgulhoso de ver o quanto avançamos em tão pouco tempo", observa o diretor executivo de Transformação Digital e Inovação, Nicolás Simone (foto).

Os Centros de Processamento Digital (CPD) da Petrobras continuarão suportando processos de negócio, trabalhando em sistemas e dados já existentes. Está em análise a transição gradual de suas atividades para a nuvem, quando for o caso, sempre buscando maximizar o resultado da companhia. “O objetivo é adotar as melhores práticas do mercado e das tecnologias, de forma a tirarmos o melhor proveito para inovação e modernização do ambiente Petrobras. A nuvem chega para somar, ampliar os horizontes e ajudar a priorizar o melhor retorno. Trata-se de um movimento estruturado, aderente à nossa estratégia de TIC”, explica Marcelo Carreras, gerente executivo de Tecnologia da Informação da Petrobras.

A Petrobras investe em tecnologia e inovação como alavanca de negócios. Por meio da tecnologia, a companhia tem capacidade de alcançar fronteiras nunca antes exploradas, viabilizar novos negócios e contribuir positivamente para a sociedade.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19