Internacional

Petrobras e petroleiras de Canadá travam receitas com rali em preços, dizem fontes

Reuters, 20/03/2018
20/03/2019 13:32
Visualizações: 271

Produtores de petróleo do Canadá aproveitaram uma oportunidade para garantir receitas para 2019 e 2020, conforme os contratos futuros do produto para esses anos avançaram mais de 20 por cento para seus maiores níveis neste ano, disseram fontes familiarizadas ao assunto.

A Petrobras também executou parte de sua cobertura anual de hedge de petróleo na semana passada, segundo operadores e fontes bancárias.

O petróleo canadense é precificado ante os futuros do produto dos Estados Unidos, e produtores usam uma combinação dos valores de referência e outras ferramentas financeiras para se proteger contra a flutuação dos preços.

Os preços médios do petróleo norte-americano para o restante de 2019 e 2020 bateram suas máximas em quatro meses, com os valores de 2019 atingindo um pico de 60,34 dólares por barril nesta terça-feira.

Após caírem mais de 40 por cento no quarto trimestre, os preços do petróleo registraram rali depois que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados iniciaram cortes de produção a partir do começo do ano. Quedas nas produções de Venezuela e Irã, por conta de sanções dos EUA, também sustentaram o mercado.

Na última semana, houve um grande aumento nas atividades de swap do petróleo, uma das ferramentas mais populares usadas para coberturas.

Cerca de 17 milhões de barris mudaram de mãos em um único dia, segundo corretores, um dos mais movimentados da história, de acordo com uma fonte bancária. Cerca de 92 por cento desses volumes eram de petróleo norte-americano, com atividade levemente maior para o ano-calendário de 2020.

Não ficou imediatamente claro quais empresas canadenses estavam realizando coberturas, mas elas estão incrementando atividades, uma precaução tomada "dada a memória recente de quão rápido o mercado pode se desenrolar", disse uma fonte em bancos.

A Petrobras, por sua vez, utilizou contratos de opções em petróleo Brent para seu hedge.

"Eles (Petrobras) vieram no começo da semana e realizaram cerca de 20 mil a 30 mil opções de venda de 60 dólares do Brent, adquirindo através de bancos", disse um corretor.

Outra fonte afirmou que a Petrobras operou em duas rodadas, para um total de cerca de 50 mil lotes.

A Petrobras se negou a comentar.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19