Projeto custará US$ 2 bilhões e faz parte de 11 acordos assinados pelas duas estatais. Unidade terá capacidae para produzir de 150 a 200 mil barris diários.
Agência BrasilO presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, assinou nesta segunda-feira um protocolo de intenções para a construção de uma refinaria de petróleo no Brasil em parceria com a Petróleo da Venezuela S.A. (PDVSA). O projeto faz parte de um conjunto de 11 acordos firmados com o presidente da estatal venezuelana, Rafael Ramirez, durante visita de trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país vizinho. De acordo com o projeto, a refinaria teria investimentos de US$ 2 bilhões para processar de 150 a 200 mil barris de petróleo por dia.
Segundo José Eduardo Dutra, o local para a construção da refinaria no Brasil ainda não está definido. "Possivelmente poderia ser no Nordeste", informou Dutra.
A Petrobrás assinará ainda quatro acordos relativos à exploração e produção de petróleo na Venezuela. O diretor Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, disse que os acordos vão permitir a ampliação das atividades de exploração da empresa brasileira na Venezuela, que é a maior reserva de petróleo da América Latina e terceira do mundo.
"Trabalhar em conjunto com uma das maiores empresas de petróleo do mundo permite consolidar a nossa atividade na América do Sul, fazendo uma sociedade com a PDVSA, que tem um potencial muito grande de petróleo e gás na Venezuela", explicou o diretor da estatal brasileira.
Fale Conosco
22