Iniciativa

Petrobras Distribuidora abastece ônibus movido a diesel de cana-de-açúcar

A Petrobras Distribuidora é a responsável pelo abastecimento dos primeiros ônibus movidos a óleo diesel proveniente de cana-de-açúcar (AMD 10). Os testes já começaram em São Paulo. Além da BR, fazem parte do acordo de cooperação técnica operacional as empresas Amyris do Brasil S.A, Merc

Agência Petrobras
21/07/2010 15:16
Visualizações: 206
A Petrobras Distribuidora é a responsável pelo abastecimento dos primeiros ônibus movidos a óleo diesel proveniente de cana-de-açúcar (AMD 10). Os testes já começaram em São Paulo. Além da BR, fazem parte do acordo de cooperação técnica operacional as empresas Amyris do Brasil S.A, Mercedes Benz do Brasil Ltda., Viação Santa Brígida Ltda e SPTrans.

 

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de produtos renováveis, a Petrobras Distribuidora participa da iniciativa por meio do abastecimento dos veículos testados com o diesel AMYRIS (AMD 10), que se equipara aos padrões dos combustíveis derivados do petróleo, mas com o diferencial de ter emissão reduzida de poluentes em mais de 80%. O produto é feito a partir de um processo de fermentação do bagaço da cana por meio de tecnologia detida.

 

Produzido exclusivamente pela Amyris do Brasil S.A, empresa de capital norte-americano, o combustível será testado em seis ônibus da Viação Santa Brígida - uma das principais companhias de transporte de passageiros de São Paulo - dos quais três circularão com mistura de 10% de diesel Amyris e 90% de óleo diesel comercial. Os outros três ônibus circularão somente com diesel comercial, para fins de referência.

 

Os primeiros ônibus com diesel de cana circularão durante seis meses em linhas com grande fluxo atendidas pela Viação Santa Brígida com total monitoramento da SPTrans.  Este programa representa um passo importante no cumprimento das metas determinadas pela lei municipal de mudanças climáticas 14.933/2009, que prevê a redução gradual do uso de combustíveis fósseis, com eliminação total até 2018. O encerramento dos testes está previsto para o mês de dezembro de 2010.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19