América do Sul

Petrobras discute possibilidade de associação com Petroperu

O Presidente da Petrobras e o presidente peruano, Alan Garcia, acordaram assinatura de Memorando de Entendimentos com o objetivo de detalhar projetos em E&P, Gás Natural, Biocombustíveis, Refino e Petroquímica, além da possível associação com a Perupetro.

Redação
11/08/2006 03:00
Visualizações: 61

Em reunião nesta quinta-feira (10/08), em Lima, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, e o presidente do Peru, Alan Garcia, acordaram para as próximas semanas a assinatura de  Memorando de Entendimento entre a empresa brasileira e as estatais peruanas Petroperu e Perupetro (reguladora do setor), com o objetivo de detalhar, nos três meses seguintes, projetos em comum nas áreas de Exploração e Produção, Gás Natural, Biocombustíveis, Refino e Petroquímica, além de uma possível associação entre a Petrobras e a Petroperu.

"Identificamos diversas oportunidades de cooperação e associação entre as empresas, não apenas na produção de óleo e gás mas também em outras atividades que a Petrobras desenvolve dentro e fora do Brasil, usando nossa tecnologia de ponta e com forte preocupação com responsabilidade social", disse Gabrielli em coletiva a imprensa.

O presidente Alan Garcia disse aos repórteres que foi "uma honra" receber o presidente da Petrobras, com  quem o seu governo pretende estabelecer os diálogos necessários  para  fazer  os trabalhos conjuntos com a Petroperu.

"Estamos seguros de abrir as portas as empresas brasileiras para consolidaro desenvolvimento econômico do Peru", afirmou.

Gabrielli visitou o Peru a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informa a Petrobras, que acrescente aque ele saiu bastante otimista do encontro com Alan Garcia, bem como da reunião que a missão de alto nível da Petrobras manteve com o ministro peruano de Energia e Minas, Juan Valdivia, o Vice-Ministro Pedro Gamio Aita e equipe.

"Vemos uma grande possibilidade de incrementar nossos investimentos no Peru, inclusive em associação com a Petroperu", disse o presidente. "Nossa idéia não é sermos somente  cooperadores técnicos. Somos uma empresa produtora de petróleo. Queremos discutir possibilidades como investidores,
compartilhando riscos", explicou.

O diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, observou que novos investimentos a serem realizados no Peru não estão previstos no Plano de Investimentos 2007-2011 recentemente divulgados pela Petrobras. "Novos projetos terão que ser  posteriormente incorporados ao Plano, caso sejam aprovados", esclareceu.

A Petrobras opera no Peru desde meados da década de 90, sendo que a partir de 2002 por intermédio de uma subsidiária da Petrobras Energia S.A., sediada na Argentina. A companhia mantém atividades de produção no Lote X de Talara, no noroeste peruano, próximo a fronteira com o Equador, e também de exploração, em seis lotes que somam 57.500 quilometros quadrados.

Atualmente, a produção da Petrobras no Peru chega a 15 mil barris diários de óleo e gás. Planejando ampliar suas atividades naquele País, desde o ano passado a  Petrobras vem se posicionando estrategicamente nas cercanias do Campo de Camisea, no sul do Peru, cujas reservas totais de gás superam 15 TCF (trilhões de pés cúbicos).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20