PD&I

Petrobras destaca tecnologias de realidade mista no evento .Futuro I Rio

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
10/06/2022 16:33
Petrobras destaca tecnologias de realidade mista no evento .Futuro I Rio Imagem: Divulgação Visualizações: 2324 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras apresentou no evento .Futuro I Rio um projeto inovador para utilização da realidade mista (termo que designa a mistura dos ambientes virtual e real) em plataformas de produção de petróleo. O projeto, que ainda está em fase piloto, contempla a utilização de óculos de realidade mista que permite trabalhar com gêmeos digitais, utilização de assistência guiada, a assistência remota além de permitir outras tecnologias com a utilização de inteligência artificial auxiliando o operador em inspeções, no FPSO P-57, que está localizado no campo de Jubarte, a 80km da costa no litoral sul do Espírito Santo e opera em lâmina d'água de 1200m.
 
“Por meio dessas tecnologias, por exemplo, um empregado embarcado pode realizar manutenção de um equipamento do FPSO com a assistência de um outro empregado que pode estar em qualquer lugar com acesso à internet. Durante o período da pandemia, por exemplo, no qual foi necessário promover otimizações nos embarques de empregados, essas ferramentas mostraram-se de grande valia”, destaca Vítor de Oliveira Thomaz, engenheiro eletricista da Petrobras.
 
A utilização dessas tecnologias pode propiciar a redução de eventuais necessidades de embarque para suporte e assistência técnica, redução de exposição ao risco e consequente redução de acidentes, além de maior agilidade no suporte técnico.
 
O evento foi realizado na Casa Firjan, no Rio de Janeiro, com o objetivo de discutir a fusão do universo físico e digital, modelo conhecido como “Phygital”, e os desafios e oportunidades para empresas e indivíduos no processo de transformação tecnológica que estamos vivendo. Outras empresas como Coca-Cola, Grupo Pão de Açúcar, e Globo participaram do evento. As palestras estarão disponíveis online, com acesso gratuito no site https://evento.futurorio.com.br/.
 
Para Xavier Leclerc, curador do .Futuro | Rio, o uso das ferramentas tecnológicas é irreversível e este é apenas o começo de uma grande onda de inovações: “A realidade mista e do metaverso, por exemplo, criam experiências humanas sensoriais muito mais amplas do que as que já temos. Isso vai mudar profundamente nossas capacidades interativas nos âmbitos pessoais e profissionais”.

Outras iniciativas foram apresentadas pela Petrobras no .Futuro I Rio. Delmir Peixoto, consultor da Universidade Petrobras, apresentou projetos do Laboratório de Experiências de Aprendizagem com Metodologias Disruptivas (EXPAMD Lab) como, por exemplo, a utilização de salas de aulas flexíveis, promoção de congressos utilizando plataformas imersivas, em ambiente que conjuga gamificação e aprendizado digital, e até mesmo a realização do Diálogos Petrobras Integridade & ESG, grande evento anual da Petrobras sobre ética, a integridade e a transparência. Usualmente feito de modo presencial, o projeto foi realizado em 2021 em um ambiente virtual inovador, que simula o espaço físico de um congresso. Além de evitar a disseminação de Covid 19, o novo formato possibilitou um aumento do alcance do evento para mais de 10 mil pessoas.
 
Encerrando a participação da companhia no evento, o gerente da Universidade Petrobras, Danilo Garbazza Vieira (foto), debateu os desafios das corporações para a jornada Phygital. Danilo ressaltou que, no “novo normal”, as corporações não devem somente focar em aprimoramentos tecnológicos, mas em desenvolver uma cultura organizacional que alavanque a inovação e o mindset digital entre seus colaboradores.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
IBP
Desafio iUP Innovation Connections inicia etapa de capac...
25/08/25
Transição Energética
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustent...
25/08/25
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Reconhecimento
HPG Lab é premiado no Prêmio Inventor Petrobras 2025 com...
25/08/25
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.