Petroquímica

Petrobras define priorizar os novos empreendimentos

Valor Econômico
13/09/2004 00:00
Visualizações: 842

A Petrobras não pretende resolver o jogo de xadrez que hoje representa a petroquímica brasileira, e nem é essa a intenção da estatal. Quem garante é o novo diretor da área de Abastecimento, Refino e Comercialização da empresa, Paulo Roberto Costa, que assumiu o cargo há quatro meses. Segundo ele, a estatal quer promover "uma mudança radical" na área petroquímica, em que a nova filosofia, atendendo às diretrizes do Plano Estratégico, é participar de novos empreendimentos.
"Porque é que eu tenho que resolver o xadrez petroquímico? No planejamento estratégico não está definido que vamos comprar pólo petroquímico nenhum. O que temos agora dentro da nossa estrutura é uma área de análise de portfólio. E vamos analisar. Hoje participo de Camaçari com 9,5%, da PQU com 15%, e na Copesul com 10%. Então, eu participo com pouco de nada", complementa o diretor frisando que, a princípio, a Petrobras não tem planos de comprar participação de terceiros nos pólos onde já participa.
O objetivo, ressalta, é participar de novas unidades sem que tenha, necessariamente, participação majoritária. E lembrou que a nova filosofia da companhia para a petroquímica busca a participação em novos empreendimentos. "Não precisamos ser majoritário em todos, mas eu quero ter gestão, participação na diretoria e nas decisões do conselho de administração", ressalvou.
Questionado sobre como resolver o impasse, já que os grupos que hoje controlam os pólos no Sul, São Paulo e Bahia já manifestaram a intenção de continuar tendo a Petrobras como sócia, e considerando ainda as dificuldades de comprar a participação da estatal, ele afirma que "tudo é uma questão de negócios".
Mas frisa que a estratégia da companhia está voltada agora para as novas unidades de polietileno, ácido acrílico, fenol, e no pólo petroquímico na fronteira com a Bolívia. Sobre esse último, que poderá usar parte do gás que entra no país pelo gasoduto Bolívia Brasil, mas que desperta dúvidas sobre a distância do mercado consumidor, o diretor da Petrobras informa que os estudos mostram crescimento de consumo que permitirá não só colocar a produção nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, como também na Bolívia e norte da Argentina e do Chile, além de outras possibilidades. "A grande vantagem é que eu tenho lá a matéria prima, que é o gás natural".
Costa encerrou a reestruturação da diretoria de Abastecimento com a nomeação de Kuniyuki Terabe, um executivo de carreira, para a gerência executiva da área petroquímica, antes ocupada por Carlos Fontes. Com isso, Terabe passa a acumular também o cargo de presidente da Petrobras Química S.A. (Petroquisa), braço da estatal responsável pela gestão das participações nas três centrais e nas empresas de terceira geração. Mas as mudanças não ficaram só aí. A estrutura gerencial da petroquímica, que antes tinha apenas duas gerências - uma encarregada das participações nas centrais e outra nas participações em empresas de segunda geração - foi ampliada. Foram criadas uma área para focar novos negócios; e outra responsável pelo planejamento e análise de portfólio. "Não só aumentei a estrutura como foquei. Tudo com base no novo plano estratégico", diz.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25