Petroquímica

Petrobras define em 90 dias o sócio privado de nova unidade de polipropileno

Embora diretor de Abastecimento da empresa, Paulo Roberto Costa, não tenha confirmado, candidatos são Braskem e Polibrasil.


06/07/2004 00:00
Visualizações: 950
A Petrobras definirá em um prazo de 60 a 90 dias quem será o sócio privado no projeto da nova fábrica de polipropileno de US$ 226 milhões que será construída em 2005 no estado de São Paulo. Embora o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, tenha se negado a confirmar os nomes dos potenciais sócios no empreendimento, a Polibrasil, controlada pelo grupo Suzano e a Basel (uma joint venture que reúne a anglo-holandesa Shell e a alemã Basf), e a Braskem, do grupo Odebrecht, já manifestaram publicamente o interesse em participar do projeto.
A nova unidade, que visa a um mercado hoje abastecido por importações, será projetada para produzir 300 mil toneladas por ano de polipropileno, um insumo petroquímico utilizado pela indústria de transformação para fabricação de peças e materiais de plástico. O executivo, que participou de um almoço com empresários no Rio, disse que a Petrobras poderá optar por ser minoritária no empreendimento, desde que lhe seja conferido direitos como o de voto e de participação na gestão da fábrica.
"Não há obrigação de sermos majoritários no projeto. O que eu quero é ter a gestão", disse Costa, que anunciou a intenção de que o empreendimento comece a operar em 2006.
A nova unidade de polipropileno não constitui, no entanto, o único projeto petroquímico do qual a Petrobras pretende participar nos próximos anos. A empresa, segundo Costa, também estará presente em um empreendimento considerado estratégico pelo governo brasileiro, o do Pólo Gás-químico da fronteira com a Bolívia. Com relação a esse projeto, no entanto, Costa disse que a empresa só começou os estudos técnicos para avaliar potencial de mercado e condições de suprimento. A nova unidade, segundo ele, só deverá começar a operar entre 2010 e 2012. Embora o executivo não tenha confirmado os nomes dos potenciais sócios, a Braskem e a espanhola Repsol têm interesse de participar do empreendimento.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.