Biocombustíveis

Petrobras contrata a construção de usinas de biodiesel

Vencedora da licitação terá 13 meses para concluir as obras das unidades de Candeias (BA), Montes Claros (MG) e Quixadá(CE). O investimento será de R$ 227 milhões na construção.

Redação
27/10/2006 03:00
Visualizações: 98

A Petrobras aprovou nesta quinta-feira (26/10) a contratação da empresa de engenharia Intecnial S.A. para implementação das plantas de produção de biodiesel que serão instaladas nas  cidades de Candeias (BA), Montes Claros (MG) e Quixadá (CE). A Companhia investirá cerca de R$ 227 milhões na construção das  usinas. A empresa contratada utiliza a tecnologia da americana  Crown Iron Works, uma das líderes mundiais em engenharia de  processamento de sementes e óleos vegetais.

As três unidades já receberam as Licenças Prévias (LPs). As obras começam logo após a emissão das Licenças de Instalação (LI), o que deve acontecer nos próximos dias. Todas as Licenças são emitidas pelos órgãos ambientais dos respectivos estados.

O processo de licitação, que iniciou no dia 24 de julho, foi  realizado através de carta-convite. Foram convidadas quatro empresas com tecnologia e experiência internacional de construção de plantas de biodiesel de grande porte. Os principais critérios utilizados para a escolha da melhor proposta foram: performance das unidades de produção de biodiesel na fase de operação, tecnologia e capacidade de construção e montagem das plantas, além do melhor preço, considerando a vida operacional das usinas.

Produção de Biodiesel - As unidades terão capacidade para produzir cerca de 57 milhões de litros de biodiesel por ano e serão inauguradas até fim de 2007. Os principais insumos para produção de biodiesel serão o álcool, os óleos vegetais (algodão, soja, mamona e dendê) e gordura animal. Outras oleaginosas como girassol, amendoim e gergelim  também estão sendo estudadas. A produção será desenvolvida no  entorno de cada planta industrial e poderá gerar emprego e renda para até 70 mil famílias.

A Petrobras já iniciou as negociações com as organizações nacionais e locais que representam a agricultura familiar para  obter o Selo Combustível Social – certificado concedido pelo  Ministério  de Desenvolvimento Agrário (MDA) aos produtores de biodiesel que estimulam a inclusão social da agricultura familiar. Além disso, a Companhia articula com o MDA e Secretarias de Agricultura Estaduais e Municipais para o  desenvolvimento da cadeia produtiva de oleaginosas nas proximidades das usinas.


O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) estão  participando deste processo para garantir o financiamento à agricultura familiar. Já a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e outros órgãos de desenvolvimento, como a Comissão Executiva do Plano da Lavoura  Cacaueira (CEPLAC) da Bahia, estão contribuindo com a tecnologia agrícola.
Para alcançar a meta estratégica de produzir 855 milhões de litros de biodiesel por ano até 2011, a Companhia analisa cerca de quinze outros projetos em várias regiões do País em parceria  com  diferentes investidores, desde grandes grupos econômicos até cooperativas de trabalhadores rurais.

O Programa Nacional de Produção e Uso do biodiesel estabelece que a partir de janeiro de 2008, será compulsória a adição de 2% de biodiesel ao diesel convencional e também será permitida a mistura de até 5%, contribuindo para a ampliação do mercado.


Tecnologia Petrobras - Em maio deste ano, a Petrobras inaugurou duas unidades semi-industriais de produção de biodiesel, em Guamaré/RN, para consolidar a tecnologia própria desenvolvida pelo Centro de Pesquisas da Companhia (CENPES). A diferença entre as plantas está nas técnicas utilizadas e na capacidade de produção de biodiesel.

Uma das usinas experimentais, já em operação, utiliza processo  convencional e fabrica biodiesel a partir de óleos vegetais, podendo produzir diariamente até 600 litros do produto. A outra, com tecnologia desenvolvida pela Petrobras, usa etanol e produz biodiesel diretamente dos grãos das oleaginosas.  Esta unidade já pode atingir a produção de 40.000 litros de biodiesel por dia.Até o momento, a produção de matérias-primas (oleaginosas) para as unidades experimentais de Guamaré está gerando emprego e renda para, aproximadamente, 800 famílias. São cultivados 3.000 hectares de mamona e 700 hectares de girassol.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13