Gás Natural

Pesquisadores estudam sistemas híbridos de geração de energia em embarcações

Projeto é do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural e tem o objetivo de substituir combustíveis fósseis por energia elétrica e gás natural.

Assessoria/Redação
27/06/2016 10:19
Visualizações: 1043

Engenheiros do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural (“Research Centre for Gas Innovation” – RCGI na sigla em inglês) estudam o desenvolvimento de sistemas híbridos de potência para navios. O objetivo de um sistema híbrido em embarcações está diretamente relacionado à economia de combustível. E uma das consequências imediatas é a redução de emissões, já que o uso de baterias permite que sejam empregados motores menores, operando sempre em condições próximas àquela de maior eficiência. Além disso, num segundo momento, seria utilizada como fonte primária o gás natural – combustível considerado “de transição” por ter uma queima mais limpa do que outros fósseis atualmente utilizados em aplicações navais.

O coordenador do projeto, Bruno Souza Carmo, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) explica que o projeto abrange a aplicação dos sistemas híbridos em três embarcações diferentes: rebocadores (escort tugs); offshore supply vessels (que dão apoio a plataformas de exploração, responsáveis pelo transporte de suprimentos e auxílio a unidades marítimas) e shuttle tankers (navios de carga projetados para o transporte de petróleo de um campo offshore). Estes últimos trabalham com o que se chama de DP (dynamic positioning): eles precisam manter uma posição estável ao fazer operações de carga e descarga, independentemente das condições de mar e vento.

“O projeto está dividido em três fases. A primeira é avaliar a implementação dos sistemas híbridos nas embarcações utilizando baterias para armazenar energia, aliadas aos tradicionais óleos combustíveis (bunker oils), que atualmente movem as embarcações. Essa primeira fase duraria cerca de dois anos.”

Segundo o engenheiro, as baterias utilizadas dependem do tipo de embarcação e de sua função. “Uma das tecnologias que vamos usar são as baterias de íons de lítio. Mas, dependendo da aplicação e da embarcação, o tipo de bateria pode diferir. Ainda não sabemos a potência da bateria que precisaremos para cada tipo de embarcação, nem o tamanho. Sabemos que será usada mais de uma: serão bancos de baterias.”

Ele explica que há uma preocupação com segurança, já que o uso de baterias em embarcações é uma coisa relativamente nova. “Será preciso projetar locais onde essas baterias ficarão, com especial atenção para a ventilação, por exemplo, já que elas esquentam. Um dos engenheiros de nossa equipe cuida exclusivamente da questão da segurança.”

A economia de combustível possibilitada pelo uso de baterias depende da embarcação. No caso de um escort tug, segundo o engenheiro, ela fica entre 20% e 30%. Carmo acrescenta que não existe ainda no mundo uma regulamentação para os híbridos em termos de aspectos de segurança, de especificação de componentes, etc. “Isso está tudo em formação, em estudo.”

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Amazonas
Petrobras e Amazônica Energy firmam primeiro contrato pa...
11/11/25
Refino
Complexo de Energias Boaventura terá unidades de refino ...
11/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.