Porto de Santos

Pesquisa inédita é lançada na ACS

<P>O Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) e as 16 instituições de ensino superior da região lançaram oficialmente ontem o projeto Porto Universidade, que prevê, de início, a realização de uma pesquisa inédita sobre o mercado de trabalho do complexo santista. A cerimônia ocorreu na sede ...

A Tribuna - SP
04/06/2007 00:00
Visualizações: 323 (0) (0) (0) (0)

O Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) e as 16 instituições de ensino superior da região lançaram oficialmente ontem o projeto Porto Universidade, que prevê, de início, a realização de uma pesquisa inédita sobre o mercado de trabalho do complexo santista. A cerimônia ocorreu na sede da Associação Comercial de Santos, reunindo empresários e especialistas do setor.
 
A primeira parte do estudo — fase que terá como tema O Mercado de Trabalho no Porto de Santos — destacará o perfil do trabalhador portuário. De acordo com o diretor do IPAT, Alcindo Gonçalves, essa etapa pretende mostrar a realidade da mão-de-obra portuária — quantitativa e qualitativamente, comparando com uma série histórica e detalhando, por exemplo, o número de empregados que trabalham diretamente no porto e que população é essa.
 
Esses resultados serão disponibilizados já em agosto, segundo Gonçalves. O material será publicado em A Tribuna. O Sistema A Tribuna foi representado no evento pelo editor-chefe Marcio Calves. Também estava presente o gerente Comercial e Marketing, Márcio Delfim.
 
O Porto Universidade será o primeiro estudo de vulto após a Lei de Modernização dos Portos, a 8.630/93, que mudou completamente o setor ao instituir o programa de arrendamentos e incluir, definitivamente, a iniciativa privada na operação portuária. O levantamento conta com o patrocínio da Santos Brasil, Libra Terminais, Tecondi e Rodrimar.

Proposta - A pesquisa, que deverá ser concluída até dezembro, terá outras três partes. A segunda tratará do Impacto Econômico do Porto de Santos na Baixada Santista. ‘‘Não basta observar que o porto emprega muita gente. Qual é o efeito indireto em setores que não operam diretamente no porto, mas que são afetados por ele, seja no turismo, na construção civil?’’, questionou Gonçalves. Esta etapa será desenvolvida ao longo dos meses de setembro e outubro.
 
A seguir, em novembro, será realizada a penúltima fase do projeto — a pesquisa Porto-Cidade. Será feito um trabalho de amostragem com aproximadamente 800 moradores de municípios da região para responder a perguntas como o que pensam, qual o nível de conhecimento e quais as perspectivas dos cidadãos em relação ao porto.
 
A quarta e última etapa do levantamento também está programada para ocorrer em novembro. O Porto do Futuro - Como Será o Porto de Santos em 2017 pretende desenhar o panorama do complexo daqui a 10 dez anos, levando em conta a entrada em operação de empreendimentos como Barnabé-Bagres (programa de expansão do porto) e as duas avenidas perimetrais, entre outros.
 
Após a conclusão de cada etapa, serão realizados fóruns e debates públicos para discussão dos resultados das pesquisas.

Impacto - No evento de ontem, ocorreu também a cerimônia de posse da diretoria e do conselho consultivo do Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional (Impacto).
 
O Impacto, presidido pelo deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), reúne diversos atores da sociedade civil organizada, como, por exemplo, as 16 universidades da Baixada Santista e São Sebastião.
 
Louvando a concretização da iniciativa, Barbosa destacou a importância do projeto: ‘‘Muitas vezes o homem público toma uma decisão equivocada porque recebeu uma informação equivocada. Uma informação parcial, inadequada, acaba refletindo em ações inadequadas, em ações parciais, e não se consegue atender à demanda apresentada pela sociedade’’.
 
Caberá ao Impacto coordenar o projeto Porto Universidade. O IPAT será seu executor, enquanto os dados obtidos serão divulgados em reportagens de A Tribuna. Estas participações constam de um termo de cooperação, firmado entre as três partes também na cerimônia de ontem.

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Sergipe lidera debate nacional sobre redes estruturantes...
21/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
21/07/25
Resultado
Revap alcança recordes históricos no 1º semestre com die...
21/07/25
Combustíveis
Etanol registra nova queda, segundo Cepea/Esalq
21/07/25
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.