Energia solar

Pernambuco irá receber a maior usina solar do Brasil

Ruy Fontes
12/06/2019 15:38
Visualizações: 210

Maior produtor de energia eólica do país, o Nordeste também se destacou nos últimos anos como um polo de geração fotovoltaica e deverá abrigar o maior complexo de usinas solares do Brasil.

O projeto é fruto da parceria entre uma empresa privada e o estado de Pernambuco, e está previsto para ser instalado na cidade de São José do Belmonte, a aproximadamente 500 km do Recife.

Com previsão de início das obras para 2021, o complexo irá abrigar sete usinas em um espaço de aproximadamente 2.270 hectares, tudo a um investimento aproximado de R$ 3,5 bilhões.

A potência total do complexo será de 1,1 Gigawatts (GW), quase três vezes mais que o maior projeto solar atualmente em operação no país, o complexo Pirapora, em Minas Gerais.

Segundo informação do governo de Pernambuco, o projeto deverá criar cerca de 1.000 postos de trabalho somente na fase de construção.

Com os maiores índices de radiação solar do país, a região Nordeste é hoje a escolha certa para usinas fotovoltaicas, agrupando a maioria dos 73 projetos em operação no Brasil.

Os destaques vão para os estados do Piauí, Bahia e Minas Gerais, sendo este último também líder nacional nas instalações de energia solar para casas e empresas.

Juntos, os projetos de geração centralizada de energia solar alavancaram a fonte para a 7ª posição na matriz elétrica nacional, que desbancou a geração nuclear em março deste ano.

Com os novos leilões de energia agendados pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para os próximos anos, juntamente aos preços competitivos da tecnologia solar, o pipocar de novas usinas no Nordeste não deve parar tão cedo.

É mais energia limpa e investimentos para o Brasil, devendo ser US$97 bilhões até 2040, segundo um recente estudo da consultoria americana Bloomberg New Energy Finance.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19