<P>O secretário especial de portos, Pedro Brito, vem hoje a Santos para conhecer os obstáculos e as oportunidades de crescimento do maior complexo marítimo do País. Em reunião com a diretoria da Codesp, ele irá debater as dificuldades enfrentadas nos projetos locais do Plano de Aceleração do...
A Tribuna - SPO secretário especial de portos, Pedro Brito, vem hoje a Santos para conhecer os obstáculos e as oportunidades de crescimento do maior complexo marítimo do País. Em reunião com a diretoria da Codesp, ele irá debater as dificuldades enfrentadas nos projetos locais do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) — como a construção das avenidas perimetrais —, os atrasos na implantação do programa de segurança anti-terrorismo do cais (exigido pelo ISPS Code) e o passivo financeiro da estatal, de R$ 810 milhões.
Serão estas informações que vão servir de base para as primeiras ações da Secretaria na região, definindo linhas de investimento e os problemas que serão priorizados. Segundo seus assessores, Brito ‘‘irá mais escutar do que falar’’.
Pedro Brito chega a Santos às 11 horas e, como prova da importância da viagem, vem acompanhado pelo primeiro escalão da Secretaria. Estarão com ele o chefe de gabinete, Augusto Wagner Padilha Martins; e o secretário-adjunto, José Roberto Correia (ex-presidente da Ceará Portos, administradora do Porto de Pecém). Também virão os secretários de Navegação Marítima, Fernando Victor Castanheira de Carvalho (ex-integrante do Conselho Fiscal da Codesp), e de Planejamento e Desenvolvimento Aquaviário, Carlos Alberto La Selva.
O primeiro compromisso do secretário especial de portos será uma reunião com a diretoria da Codesp, às 11h30. Às 16 horas, ele seguirá para um encontro com o prefeito de Santos, João Paulo Papa. Na pauta, estão a cessão dos armazéns do Valongo à Cidade, para a implantação de um centro de lazer e turismo, e os planos de Brito para a relação entre o complexo e os municípios portuários.
No final da tarde, a comitiva irá ao Sindicato dos Trabalhadores na Administração Portuária (Sindaport).
A viagem para conhecer o porto será concluída amanhã, com reuniões com diretores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e com o governador José Serra.
IMAGEM - Na primeira visita de Pedro Brito ao porto, a diretoria da Codesp tem um objetivo principal. Eles querem rebater as críticas a respeito de sua administração do cais santista.
‘‘A expectativa é mostrarmos o Porto de Santos para o ministro. É uma oportunidade de fazermos um balanço do que foi a gestão do porto nos últimos quatro anos’’, afirmou o diretor comercial e de Desenvolvimento da Docas, Fabrizio Pierdomenico.
À frente da Diretoria de Administração e Finanças da Codesp, Mauro Marques pretende expor ‘‘as vitórias que essa diretoria teve’’ e mostrar ‘‘a realidade do porto, bem diferente das mentiras que falam’’.
Marques cita, por exemplo, a licitação para a construção da Avenida Perimetral da Margem Direita. ‘‘Se tivemos um atraso de três meses na preparação de seu edital, o processo acabou ficando parado no Tribunal de Contas e por conta da Justiça (em uma disputa entre empresas concorrentes) por seis meses. Mas depois, ninguém contestou a licitação’’.
Sobre o risco da obra ser parada por falta de pagamento, o diretor culpa o próprio Governo Federal. ‘‘Até agora, o Tesouro Nacional não liberou os recursos previstos’’.
Responsável pela Infra-estrutura do porto, o diretor Arnaldo Barreto planeja destacar os trabalhos de dragagem do cais. Pela primeira vez em sua história, Santos tem todos os trechos da barra e do canal de navegação com suas profundidades de projeto, entre 12 e 13 metros. ‘‘Tiramos o atraso de quatro anos do porto”.
Agenda do secretário Pedro Brito
Hoje
9 horas Embarque de Brasília para São Paulo
11 horas Chegada à Base Aérea de Santos, em Guarujá
11h30 Visita à Codesp, em Santos. Reunião com a diretoria-executiva da companhia
15h30 Entrevista coletiva à imprensa, na sede da Codesp, em Santos
16 horas Reunião com o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, na Prefeitura
17 horas Visita ao Sindicato dos Trabalhadores na Administração Portuária (Sindaport)
18 horas Ida a São Paulo
Amanhã
9 horas Visita à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo
10 horas Entrevista coletiva à imprensa, na sede da Fiesp
18 horas Visita ao governador José Serra, no Palácio dos Bandeirantes
23h40 Retorno a Brasília
Fonte: Gabinete da Secretaria Especial de Portos
Fonte: A Tribuna - SP
Fale Conosco