Novo governo

Pedido de Bolsonaro a Trump faria "diferença fundamental" para Brasil entrar na OCDE, diz Fazenda

Reuters, 06/12/2018
06/12/2018 19:45
Visualizações: 92

Um pedido por apoio do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, representa uma "diferença fundamental" para entrada formal do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), defendeu o Ministério da Fazenda nesta quarta-feira.

Em documento no qual fez um balanço da atual gestão e traçou perspectivas para o próximo mandato presidencial, a Fazenda afirmou que a oposição dos EUA é hoje o principal obstáculo ao ingresso do país na OCDE, sustentando que os outros 35 países da entidade endossam a investida brasileira.

Por trás da discordância dos EUA, está um compromisso anterior com a Argentina e também a visão do Representante de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês), que é contrário ao pedido brasileiro por "posições anacrônicas de governos brasileiros passados em fóruns de negociações comerciais", disse a Fazenda.

"As ações do Ministério da Fazenda reverteram muito esta posição americana em diálogos junto ao Federal Reserve (banco central dos EUA), Treasury Department (Tesouro) e State Department (Departamento de Estado). O USTR, no entanto, continua reticente", apontou o ministério.

"Um pedido direto de apoio do presidente eleito ao presidente americano faria uma diferença fundamental", acrescenta o texto.

A solicitação formal do Brasil para se juntar à OCDE foi feita em maio do ano passado, representando um esforço para fortalecer os laços com as nações desenvolvidas do Ocidente, depois que governos anteriores priorizaram as relações com países em desenvolvimento.

A OCDE aconselha seus membros, na sua maioria países ricos, e é considerada uma influenciadora-chave na arquitetura econômica mundial.

De acordo com a Fazenda, o processo de adesão do Brasil aos Códigos de Liberalização dos Movimentos de Capitais e de Operações Correntes Invisíveis está em curso e deve ser finalizado em março de 2019.

De qualquer forma, a entrada do país seguirá dependendo do aval dos membros da entidade, razão pela qual será preciso dobrar a resistência dos EUA.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19