acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
USP

PECE/Poli inova e oferece especialização em Engenharia e Negócios

16/11/2009 | 10h12
A Escola Politécnica da USP iniciará em 2010 um novo modelo conceitual de cursos para profissionais já graduados: a especialização orientada a Engenharia e Negócios. Os cursos serão oferecidos por meio do Programa de Educação Continuada (PECE/Poli); as inscrições estão abertas e as aulas terão início em março.

A iniciativa decorre da constatação do PECE de que os profissionais precisam participar de um mercado altamente competitivo e carente de mão-de-obra com a especialização adequada. “O ideal, hoje, é que os profissionais procurem dar continuidade à sua formação por meio de cursos que ofereçam uma visão técnica e de negócios”, acentua o professor Jorge Luis Risco Becerra, coordenador administrativo e financeiro do PECE/Poli.

Segundo Becerra, o MBA oferece aos profissionais a especialização voltada para a área administrativa, sem o viés tecnológico que hoje o mercado exige. “Com a especialização em Engenharia e Negócios nosso propósito é oferecer cursos que aprimorem a formação técnica nos diversos segmentos do mercado e dêem uma sólida visão administrativa e de negócios”, explica o coordenador. “Seria uma espécie de MBE: Master in Business Engineering”, compara Becerra em relação ao significado da sigla MBA: Master in Business Administration. Com isso, o PECE vai engrossar seu corpo docente com os engenheiros que estão atuando cada vez mais nas áreas gerenciais das empresas dos mais diferentes setores, de TI à manufatura, o que inclui indústrias, bancos, agronegócio, comércio e serviços.

Para o próximo período letivo, com início em março do ano que vem, o PECE/Poli vai oferecer 13 cursos de especialização com o modelo de Engenharia e Negócios. Eles abrangem desde os segmentos de Automação Industrial, Engenharia Financeira e Engenharia de Software, até áreas mais específicas, como Tecnologia Metro ferroviária e Engenharia de Soldagem.

Em comum, os 13 cursos priorizam a prática da Engenharia com enfoque em business, mesclando aulas teóricas e experiências práticas. “Fomos buscar no mercado e dentro da Escola Politécnica profissionais com essa visão mais abrangente para organizar os programas dos cursos e ministrar as aulas. Dessa forma, vamos dar aos nossos alunos a base que eles necessitam para se diferenciarem no mercado”, explica Jorge Becerra.

Esses cursos terão duração média de 24 meses e serão ministrados na Escola Politécnica, na Cidade Universitária, em São Paulo, no período noturno e/ou aos sábados. Além da especialização em Engenharia e Negócios, o PECE oferece 15 programas de treinamento, que são mais específicos e têm menor duração – em média, 30 horas/aula. Entre os temas incluídos nesses programas estão Redes Óticas, Engenharia de Túneis, Mecânica de Solos e Pavimentação.

As inscrições para os cursos de Engenharia e Negócios e para os programas de treinamento já estão abertas e as aulas terão início em março de 2010.

Organizações interessadas em cursos específicos para seus funcionários podem contatar o PECE, que organiza programas de disciplinas conforme as necessidades da empresa. Os cursos da grade ou sob demanda podem ser ministrados também no sistema in company.

Criado em 1973, o PECE/Poli faz parte do plano estratégico da Escola Politécnica de oferecer aos profissionais de Engenharia e de outras áreas a oportunidade de uma formação contínua. Para tanto, a Poli instituiu o PECE como a entidade oficial responsável pela difusão do conhecimento gerado na Escola por meios de seus cursos de extensão universitária. Desde sua fundação, o PECE já qualificou mais de 30 mil profissionais.

Mais informações sobre os cursos e treinamentos do Programa de Educação Continuada da Poli podem ser obtidas no site www.pecepoli.com.br ou pelo telefone (11) 2106-2400.

Fonte: Da Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar