Crescimento

Pecém é destaque com investimentos

<P>Somente no Pecém, dentro de cinco anos, a movimentação de cargas deve atingir 500 mil contêineres, reflexo da conclusão do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT). O Complexo Portuário recebe ainda terminal de regaseificação (Foto: Miguel Portela)</P><P>Os investimentos chegam ao Porto do Pecém...

Diário do Nordeste - CE
03/06/2008 21:00
Visualizações: 484

Somente no Pecém, dentro de cinco anos, a movimentação de cargas deve atingir 500 mil contêineres, reflexo da conclusão do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT). O Complexo Portuário recebe ainda terminal de regaseificação (Foto: Miguel Portela)

Os investimentos chegam ao Porto do Pecém e a expectativa é de que, cada vez mais, a movimentação na área aumente. A projeção, para este ano, é de que o fluxo de cargas nos dois portos -Pecém e Mucuripe - chegue a 250 mil contêineres, 50 mil a mais do que 2007, aumento de 25%, e isso motivado, principalmente, pelo incremento no Complexo do Pecém. Com a conclusão do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT), espera-se que, em cinco anos, somente este porto chegue a 500 mil contêineres. Entretanto, esta expansão ainda não será suficiente para colocar o Estado em posição de destaque nacional. Prova disso é que, só o Porto de Santos, que possui a maior movimentação do Brasil, despachou 2,6 milhões de contêineres no ano passado. Hoje, o Ceará detém apenas 3,5% do total nacional, podendo chegar, segundo espera o ministro Pedro Brito (Portos), a 5% em três anos.

Para o diretor de Desenvolvimento comercial da Cearáportos, Mário Lima Júnior, a chegada da Transnordestina será um fator importante para o porto, que terá estendida a sua capilaridade.

Frutas são vedete

Mas o acréscimo nos resultados já vem antes disso. Somente no comércio de frutas, o Porto do Pecém, que já é o maior exportador do País destes produtos, pretende alcançar, neste ano, a marca de US$ 100 milhões em exportações, o que equivale a cerca de 10% da movimentação total esperada para o ano no porto. Para 2010, o número ainda deve dobrar.

Planta de GNL

A conclusão da unidade de Regaseificação e Armazenamento do Pecém, esperada para agosto desse ano, também dará ao porto uma diversificação nas suas atividades. A planta móvel, com investimentos da Petrobras, trará 7 milhões de metros cúbicos por dia (e não 7 mil, como havia sido divulgado na edição de ontem) de gás natural liqüefeito (GNL) ao Estado, que hoje consome 550 mil metros cúbicos/dia.

Essa nova oferta será utilizada para abastecer as usinas termelétricas Termoceará (que passará a ter turbinas bicombustível) e Termofortaleza, além da Jesus Soares Pereira (ex-Termoaçu), no Rio Grande do Norte. A capacidade de regaseificação excedente será aproveitada ainda para abastecer parte do mercado industrial do Nordeste, segundo informa a Petrobras, que ainda constrói outro projeto semelhante no Rio de Janeiro. Esta outra unidade ficará na Baía de Guanabara e também será voltada ao abastecimento de termelétricas (Barbosa Lima Sobrinho, Leonel Brizola e Mário Lago).

A capacidade de regaseificação, entretanto, será bem superior: 20 milhões de metros cúbicos por dia de GNL.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.