América do Sul

PDVSA vai explorar gás e petróleo na Bolívia

Valor Econômico/Ag.
02/10/2006 03:00
Visualizações: 135

A estatal venezuela Petróleos da Venezuela (PDVSA) negocia com a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) a exploração de hidrocarbonetos no norte do departamento de La Paz.

O embaixador da Venezuela em La Paz, Julio Montes, disse semana passada que a PDVSA quer "participar da prospecção das jazidas no norte de La Paz". Segundo a Agência Boliviana de Informação (ABI), o diplomata afirmou que este mês serão dados passos formais para que os planos se concretizem.

A PDVSA participará como sócio minoritário de uma aliança com a YPFB da prospecção de gás e petróleo, assim como de outros projetos energéticos. O embaixador ressaltou que a PDVSA não terá maioria na empresa mista. "A maioria será sempre da Bolívia."

Em julho, o presidente da PDVSA na Bolívia, Miguel Tarazona, disse que os projetos conjuntos criarão a empresa Petroandina, Comercio y Suministro, Sociedad Anónima Mixta. Estes projetos são parte dos acordos que os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez, assinaram em maio em La Paz.

Os investimentos que a PDVSA anunciou para os próximos 20 a 30 anos na Bolívia somariam entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2 bilhões. O governo boliviano costuma tratar a Venezuela como tábua de salvação sempre que se vê diante de dificuldades com multinacionais do setor de gás e petróleo.

Desta vez, a oposição está criticando os acordos. Senadores do Poder Democrático Social deixaram o plenário para bloquear a aprovação dos acordos, que ainda têm de passar pelo Congresso.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20