América do Sul

PDVSA pode buscar sócio para exploração de gás

BNamericas
26/05/2006 03:00
Visualizações: 123

A petroleira estatal venezuelana - PDVSA - poderia permitir que outra empresa compre uma participação no bloco 1 de seu projeto de exploração e produção de gás natural Plataforma Deltana, disse o vice-presidente da PDVSA Gas, Félix Rodríguez, na quinta-feira (25/05), na XVII Convenção internacional de Gás, realizada em Caracas.

Quando foram adquiridos os blocos de Deltana, o bloco 1 foi reservado para a PDVSA, mas as coisas poderia mudar.

"Estaríamos participando no bloco 1 com uma porcentagem maior, com a ajuda de um sócio minoritário que nos complemente", indicou Rodríguez. "A experiência em offshore sem dúvida seria um plus", acrescentou o executivo.

Rodríguez tem a tarefa de impulsionar a produção de gás natural na Venezuela e permitir que um terceiro se incorpore ao bloco 1 é uma maneira de consegui-lo.

"Aí vai surgir um novo esquema de negócios de acordo com o que nos delegue o ministério", declarou.

Em nenhum dos quatro blocos de Deltana onde se está explorando houve declaração de comercialidade. A major norte-americana Chevron, que está explorando em dois blocos, disse que localizou 7 bilhões de pés cúbicos (cerca de 2,3 bilhões de m³) de reservas provadas. A norueguesa Statoil interrompeu, no ano passado, o programa que levava adiante ali e ainda não retomou os trabalhos.

Venezuela produz entre 6,3 e 6,5 bilhões de pés cúbicos (cerca de 2,1 bilhões de m³) diários de gás, mas necessita de 1 bilhão ou 1,4 bilhão de pés cúbicos diários para elevar a decadente produção de petróleo e impulsionar a tão necessitada geração termoelétrica.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13