América do Sul

PDVSA Gas poderá comprar 35% de campo Tiznados da Pluspetrol

BNamericas
27/06/2006 00:00
Visualizações: 839

A Venezuela deveria exercer sua opção de comprar 35% do campo de gás natural Tiznados da empresa argentina Pluspetrol, disse à BNamericas o vice-ministro de Hidrocarbonetos, Bernardo Mommer, na sexta-feira, durante uma visita ao campo.

"Esta licença foi outorgada em 2001. Estamos aqui em uma zona próxima ao eixo Orinoco-Apure, região do centro da Venezuela onde o governo do presidente Hugo Chávez prometeu fomentar o desenvolvimento econômico e há uma demanda bastante assegurada.

Temos uma opção de comprar até 35% e deveríamos exercê-la", defende Mommer, depois de que funcionários da Pluspetrol fizeram uma apresentação do projeto.

O porta-voz do governo não quis informar o custo que teria para a Venezuela adquirir 35% por meio da filial PDVSA Gas da petroleira estatal PDVSA. A Pluspetrol investiu US$ 50 milhões no campo desde que recebeu a licença.

Uma avaliação conservadora mostra que Tiznados tem reservas de 1 bilhão de pés cúbicos, destacou Eulogio del Pino, presidente da CVP - a filial da PDVSA que trata com as empresas estrangeiras-, durante a visita ao campo. Estas reservas deverão abastecer 200 milhões de pés cúbicos diários durante 15 anos.
 
Pluspetrol está perfurando dois poços exploratórios, um em Tiznados e outro no bloco próximo de Barbacoas, estado de Cojedes.

A atividade é posterior à coleta de dados sísmicos bidimensionais e tridimensionais na totalidade do primeiro campo, cuja extensão chega a 540km². A companhia argentina também tem outros dois blocos em Guárico, chamados Tinaco e San Carlos, mas estes se encontram em etapas de exploração ainda mais incipientes, de acordo com funcionários da Pluspetrol.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25