Iniciativa

PD&I offshore é tema de comitê brasileiro

Criado no ano passado com o intuito de instituir um fórum de discussão dos problemas relativos à indústria offshore e principalmente discutir ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) do segmento offshore, o Comitê Offshore para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (COPEDI) pre

Redação
14/03/2012 19:05
Visualizações: 219
Criado no ano passado com o intuito de instituir um fórum de discussão dos problemas relativos à indústria offshore e principalmente discutir ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) do segmento offshore, o Comitê Offshore para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (COPEDI) pretende formatar soluções onde participem as diversas empresas que compõem a sua cadeia produtiva.
 

O Comitê nasceu da vontade de diversas empresas brasileiras de cooperarem na condução de ações para o desenvolvimento da tecnologia offshore no Brasil. Esse modelo de atuação, já muito bem sucedido fora do Brasil, além de gerar uma otimização dos recursos, acarreta em um maior sucesso de iniciativas inovadoras, pois possibilita a cooperação de clientes e fornecedores dentro um mesmo projeto.
 

"Há 30 anos atrás quando a Bureu Veritas (BV) implementou seu centro mundial no Brasil, identificamos a necessidade de um grupo de P&D para discutir tais questões em linhas de pesquisa no país. Conversamos com algumas empresas e instituições e na primeira reunião que tivemos em 2011 resolvemos criar efetivamente o comitê e ficou acertado de neste primeiro ano o BV financiar as operações", conta Sergio de Albuquerque, diretor executivo da Bureu Veritas. Segundo o executivo, o objetivo do COPEDI é desenvolver soluções para a indústria.
 

O Comitê conta atualmente com a adesão de 16 empresas de diversos setores (petrolíferas, EPCI, fabricantes, certificação, ensaios) e instituições de pesquisa e conta com o apoio do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis). O primeiro chairman do COPEDI é o diretor da Oceânica, Marcos Cueva.
 

E com o objetivo de divulgar as iniciativas e práticas do segmento, o COPEDI está realizando desde ontem no Rio, seu primeiro seminário, na sede do IBP. O evento encerra hoje e é uma iniciativa de grande relevância para o mercado offshore, pois reúne grandes empresas e instituições atuantes em P&D no país. 
 

O evento conta com diversas palestras de empresas de grande porte que foram divididas em 3 blocos: mecanismos de apoio às atividades de P&D, estratégias de P&D de companhias de petróleo e competências técnicas e estruturas laboratoriais das empresas e instituições de P&D.


Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19