Iniciativa

PD&I offshore é tema de comitê brasileiro

Criado no ano passado com o intuito de instituir um fórum de discussão dos problemas relativos à indústria offshore e principalmente discutir ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) do segmento offshore, o Comitê Offshore para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (COPEDI) pre

Redação
14/03/2012 16:05
Visualizações: 1167
Criado no ano passado com o intuito de instituir um fórum de discussão dos problemas relativos à indústria offshore e principalmente discutir ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) do segmento offshore, o Comitê Offshore para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (COPEDI) pretende formatar soluções onde participem as diversas empresas que compõem a sua cadeia produtiva.
 

O Comitê nasceu da vontade de diversas empresas brasileiras de cooperarem na condução de ações para o desenvolvimento da tecnologia offshore no Brasil. Esse modelo de atuação, já muito bem sucedido fora do Brasil, além de gerar uma otimização dos recursos, acarreta em um maior sucesso de iniciativas inovadoras, pois possibilita a cooperação de clientes e fornecedores dentro um mesmo projeto.
 

"Há 30 anos atrás quando a Bureu Veritas (BV) implementou seu centro mundial no Brasil, identificamos a necessidade de um grupo de P&D para discutir tais questões em linhas de pesquisa no país. Conversamos com algumas empresas e instituições e na primeira reunião que tivemos em 2011 resolvemos criar efetivamente o comitê e ficou acertado de neste primeiro ano o BV financiar as operações", conta Sergio de Albuquerque, diretor executivo da Bureu Veritas. Segundo o executivo, o objetivo do COPEDI é desenvolver soluções para a indústria.
 

O Comitê conta atualmente com a adesão de 16 empresas de diversos setores (petrolíferas, EPCI, fabricantes, certificação, ensaios) e instituições de pesquisa e conta com o apoio do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis). O primeiro chairman do COPEDI é o diretor da Oceânica, Marcos Cueva.
 

E com o objetivo de divulgar as iniciativas e práticas do segmento, o COPEDI está realizando desde ontem no Rio, seu primeiro seminário, na sede do IBP. O evento encerra hoje e é uma iniciativa de grande relevância para o mercado offshore, pois reúne grandes empresas e instituições atuantes em P&D no país. 
 

O evento conta com diversas palestras de empresas de grande porte que foram divididas em 3 blocos: mecanismos de apoio às atividades de P&D, estratégias de P&D de companhias de petróleo e competências técnicas e estruturas laboratoriais das empresas e instituições de P&D.


Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Petrobras
US$450 milhões serão investidos no maior projeto de moni...
14/04/26
Combustíveis
Etanol gera economia superior a R$ 2,5 bilhões em março ...
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23