Iniciativa

PD&I offshore é tema de comitê brasileiro

Criado no ano passado com o intuito de instituir um fórum de discussão dos problemas relativos à indústria offshore e principalmente discutir ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) do segmento offshore, o Comitê Offshore para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (COPEDI) pre

Redação
14/03/2012 16:05
Visualizações: 884
Criado no ano passado com o intuito de instituir um fórum de discussão dos problemas relativos à indústria offshore e principalmente discutir ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) do segmento offshore, o Comitê Offshore para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (COPEDI) pretende formatar soluções onde participem as diversas empresas que compõem a sua cadeia produtiva.
 

O Comitê nasceu da vontade de diversas empresas brasileiras de cooperarem na condução de ações para o desenvolvimento da tecnologia offshore no Brasil. Esse modelo de atuação, já muito bem sucedido fora do Brasil, além de gerar uma otimização dos recursos, acarreta em um maior sucesso de iniciativas inovadoras, pois possibilita a cooperação de clientes e fornecedores dentro um mesmo projeto.
 

"Há 30 anos atrás quando a Bureu Veritas (BV) implementou seu centro mundial no Brasil, identificamos a necessidade de um grupo de P&D para discutir tais questões em linhas de pesquisa no país. Conversamos com algumas empresas e instituições e na primeira reunião que tivemos em 2011 resolvemos criar efetivamente o comitê e ficou acertado de neste primeiro ano o BV financiar as operações", conta Sergio de Albuquerque, diretor executivo da Bureu Veritas. Segundo o executivo, o objetivo do COPEDI é desenvolver soluções para a indústria.
 

O Comitê conta atualmente com a adesão de 16 empresas de diversos setores (petrolíferas, EPCI, fabricantes, certificação, ensaios) e instituições de pesquisa e conta com o apoio do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis). O primeiro chairman do COPEDI é o diretor da Oceânica, Marcos Cueva.
 

E com o objetivo de divulgar as iniciativas e práticas do segmento, o COPEDI está realizando desde ontem no Rio, seu primeiro seminário, na sede do IBP. O evento encerra hoje e é uma iniciativa de grande relevância para o mercado offshore, pois reúne grandes empresas e instituições atuantes em P&D no país. 
 

O evento conta com diversas palestras de empresas de grande porte que foram divididas em 3 blocos: mecanismos de apoio às atividades de P&D, estratégias de P&D de companhias de petróleo e competências técnicas e estruturas laboratoriais das empresas e instituições de P&D.


Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
GNLink e Bahiagás firmam contrato para levar gás natural...
11/11/25
Pré-Sal
P-79 deixa estaleiro na Coreia do Sul rumo ao campo de B...
11/11/25
Amazonas
Petrobras e Amazônica Energy firmam primeiro contrato pa...
11/11/25
Refino
Complexo de Energias Boaventura terá unidades de refino ...
11/11/25
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.