Energias renováveis

PD&I: Kassab defende mais investimentos em biocombustíveis e energia eólica

Na Conferência Água & Energia, ministro Kassab afirmou que uma matriz energética eficiente é condição para o crescimento sustentável e defendeu as parcerias público-privadas também nos investimentos em saneamento.

Redação/Assessoria MCTIC
28/07/2016 14:55
PD&I: Kassab defende mais investimentos em biocombustíveis e energia eólica Imagem: Divulgação Visualizações: 570 (0) (0) (0) (0)

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, defendeu nesta quarta-feira (27) investimentos em pesquisa e desenvolvimento para ampliar a participação das energias renováveis na matriz energética brasileira. Durante a abertura da Conferência Internacional Água & Energia – Novas Abordagens Sustentáveis, em Brasília, o ministro afirmou ainda que parcerias público-privadas podem aumentar os investimentos em saneamento.

Segundo Kassab, o Brasil possui infraestrutura e matriz energética que "poucas nações no mundo apresentam". Contudo, os investimentos em pesquisa na área de biocombustíveis e energia eólica são insuficientes.

"Nós temos a oportunidade de aproveitar a energia eólica, em especial nos estados do Nordeste, de uma maneira muito mais rápida, com investimento e planejamento. Hoje, mais do que nunca, precisamos redobrar ou triplicar nossos esforços para recuperar o tempo perdido e ter um mínimo de energia necessária para preservar a qualidade de vida dos brasileiros e o desenvolvimento da nossa economia, porque, sem uma matriz energética eficiente, nós não conseguiremos ter um crescimento sustentável", disse o ministro.

Ele acrescentou que o debate para ampliar os investimentos em abastecimento de água e o tratamento de esgoto nas cidades brasileiras envolve soluções tecnológicas e financeiras, como as PPPs. "Quando assumi a prefeitura de São Paulo, há 10 anos, um dos grandes problemas do município era a questão do tratamento de esgoto em Guarulhos, porque o que era coletado lá se direcionava ao trecho do rio Tietê que passava pela capital", lembrou. "Naquele início de gestão, vocês sabem quanto por cento do esgoto de Guarulhos era tratado? Zero. Tivemos um posicionamento político muito forte e convergente com o governo do estado e o governo federal. A partir dali, os investimentos começaram a acontecer. Felizmente, o índice tem avançado."

O ministro destacou ainda a crise de abastecimento de água no Nordeste "sem uma solução definitiva" e o agravamento da situação hídrica nas regiões metropolitanas de Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Para Kassab, a troca de conhecimento pode multiplicar alternativas e soluções em energia, saneamento e água. "Essa conferência é de extrema importância para o nosso país. Pelo que vi aqui, o encontro tem potencial de trazer enormes contribuições para que avancemos em projetos, programas e políticas públicas. Nós podemos transferir e absorver muito conhecimento."

O ministro informou que representantes do MCTIC vão acompanhar os três dias do evento, que é promovido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Ele também colocou o ministério à disposição para contribuir com a formulação de propostas para o 8º Fórum Mundial da Água, marcado para 2018, em Brasília. Além do Confea, participam da realização da conferência a Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae), a União Pan-americana de Associações de Engenheiros (Upadi) e a Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI).

Futuro

Na opinião do presidente do Confea, José Tadeu da Silva, água e energia são temas fundamentais para o desenvolvimento social e econômico dos povos. "A união de diversas entidades, inclusive para a realização da conferência, mostra que o saber técnico-científico, a engenharia, a agronomia e a ciência e tecnologia podem se juntar para cumprir a nossa missão no planeta", comentou. "Sem esses dois pilares, sem essas grandes colunas, não existiria vida na Terra. E cabe a esses profissionais fazer com que toda a sociedade seja atendida."

O coordenador de Ciências Naturais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Ary Mergulhão, classificou água e energia como "a base para o convívio em sociedade, a redução de pobreza, a geração de riqueza, a promoção de bem-estar e a produção de alimentos". De acordo com Mergulhão, cerca de um quarto da população mundial tem acesso restrito a água de qualidade.

"Hoje, 1,8 bilhão de pessoas vive essa dificuldade. Esse número é crítico e preocupante para o futuro, porque existe pressão de aumento da demanda, crescimento populacional e aceleração da atividade econômica", avaliou. "Regiões da América do Sul possuem profunda riqueza hídrica, mas mesmo assim em certas microrregiões ainda temos problemas de abastecimento. Então, planejamento passa a ser fundamental."

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.