Paraíba

PBGÁS recebe classificação de risco Rating A (bra) pela agência Fitch Ratings

Redação TN Petróleo/Assessoria
29/09/2023 09:17
PBGÁS recebe classificação de risco Rating A (bra) pela agência Fitch Ratings Imagem: Divulgação Visualizações: 665 (0) (0) (0) (0)

A PBGÁS conquistou o rating A Nacional, pela agência mundial de classificação de risco Fitch Ratings, pela sua gestão eficiente, solidez e atuação no setor de distribuição de gás canalizado no Brasil. Em seu relatório, a Fitch Ratings aponta que esta primeira avaliação de risco realizada pela PBGÁS possui perspectiva estável e um risco de baixo a moderado com posição monopolista no Estado da Paraíba, respaldada por uma concessão com vencimento em 2044.

A nota destaca que a PBGÁS deve administrar seu perfil de liquidez de forma satisfatória nos próximos anos, apesar dos maiores investimentos planejados. Embora tenha acesso pouco testado ao mercado de capitais e a dívidas bancárias, a empresa não deve ter dificuldade para obter fontes de financiamento.

De acordo com o diretor presidente da PBGÁS, Jailson Galvão, o resultado positivo na primeira classificação de risco da companhia se dá pela boa governança, planejamento estratégico, o compromisso com o desenvolvimento do Estado e a transparência de sua gestão. “Essa avaliação de uma agência mundial de classificação de risco nos deixa confiantes na solidez de nossas operações e capacidade de atingirmos nossas metas de expansão da rede de gás e dos nossos clientes”, avaliou Galvão.

Para o diretor administrativo financeiro da PBGÁS, Thiago Romero, o estudo atesta que a empresa tem uma perspectiva estável e uma capacidade de investimento próprio para expansão da sua rede de gás, ao mesmo tempo, que possui saúde econômica-financeira para captação de recursos financeiros e capitais junto ao mercado. “Demonstra para o mercado de gás, fornecedores, clientes a nossa solidez e capacidade de crescimento”, ressaltou.

A PBGÁS é a concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado da Paraíba. Atualmente, a empresa atua em 14 municípios e conta com uma rede de distribuição de aproximadamente 362 quilômetros de gasodutos. A companhia tem como acionistas o Estado da Paraíba, com 75,5% das ações ordinárias e 58,5% de seu capital total, e a Mitsui Gás, que detém 24,5% das ações ordinárias e 41,5% de seu capital total. Sua carteira de clientes consta mais de 27 mil clientes residenciais e comerciais, além de 39 indústrias e 33 postos de combustíveis.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
ANP tira dúvidas sobre nova funcionalidade da Plataforma...
11/02/25
Oferta Permanente
ANP dá início ao 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão
11/02/25
Oportunidade
Indústria de Petróleo e Gás investe na formação de profi...
11/02/25
Resultado
Sergipe mantém o 1° lugar no Ranking do Mercado Livre de Gás
10/02/25
Paraíba
PBGÁS apresenta Sistema Integrado de Gestão com foco na ...
10/02/25
Etanol
Anidro e hidratado fecham a semana em alta
10/02/25
BRANDED CONTENT
INTERCABOS® - Compromisso com qualidade em materiais par...
07/02/25
Firjan
Perspectivas do gás no Rio 2024-2025: fornecedores debat...
07/02/25
Bunker
Petrobras vende bunker com conteúdo renovável em Singapura
07/02/25
ANP
Pela primeira vez, reunião da Diretoria Colegiada da ANP...
07/02/25
Negócio
TotalEnergies e QatarEnergy unem forças em P&D no Brasil
06/02/25
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova atualiza...
06/02/25
Gás Natural
ANP aprova consulta prévia visando nova regulamentação s...
06/02/25
Paraná
Energia renovável com economia de até 35% impulsionam a ...
06/02/25
RenovaBio
ANP apresentará nova funcionalidade da Plataforma CBIO e...
06/02/25
Pré-Sal
PPSA abre novo processo de venda spot para cargas de pet...
06/02/25
PD&I
Pesquisa descobre enzima que transforma óleo de destilaç...
05/02/25
Firjan
Juros altos e sinais de esgotamento preocupam o setor in...
05/02/25
Onshore
Por R$ 707 milhões, Petrobras contrata sondas de perfura...
05/02/25
Oportunidade
PPSA abre inscrições para o primeiro concurso público de...
05/02/25
Meio Ambiente
ANP Net Zero: 1ª edição, sobre emissões de metano, ocorr...
05/02/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13