Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Competição

Patrocinada pela Petrobras, o Caça ao Tesouro Tecnológico incentiva o aprendizado sobre tecnologia de forma lúdica

26/01/2021 | 16h11
Patrocinada pela Petrobras, o Caça ao Tesouro Tecnológico incentiva o aprendizado sobre tecnologia de forma lúdica
Divulgação Divulgação

Tem início nesta terça-feira (26/01), às 20 horas, uma caça ao tesouro diferente. Em vez de mapas antigos e ilhas desertas, a busca vai ser virtual e envolvendo desafios relacionados a novas tecnologias. A iniciativa é promovida pela plataforma Brincando com ideias, em seu canal de Youtube. Com patrocínio da Petrobras, o projeto Caça ao Tesouro Tecnológico funciona como uma gincana virtual, em 42 vídeos com linguagem fácil sobre temas atuais em tecnologia.

Em cada vídeo haverá um código escondido para os internautas anotarem. Entre os assuntos selecionados estão softwares de códigos, linguagens de programação, robótica, internet das coisas (IOT), blockchain, drones, realidade virtual e aumentada, entre outros.

Institucional“O Caça ao Tesouro Tecnológico powered by Petrobras é uma série de vídeos sobre tecnologias atuais e revolucionárias, que promete trazer uma explosão de ideias na cabeça das pessoas. E para que seja ainda mais divertido, haverá uma competição de caça ao tesouro com premiações muito especiais. Tudo com muita tecnologia. Graças ao patrocínio da Petrobras estamos conseguindo tornar realidade o sonho de incentivar as pessoas a conhecerem e a criarem tecnologia", conta Flávio Guimarães, idealizador do projeto e produtor da plataforma Brincando com Ideias.

Além das aulas sobre temas do universo maker, a programação incluirá participação de pesquisadores do Centro de Pesquisas da Petrobras, o Cenpes, o maior da América Latina, que já conta com mais de mil patentes registradas. O primeiro vídeo, disponível nessa terça, traz todas as explicações sobre a gincana tecnológica.

“É importante apoiarmos iniciativas que apresentem as tecnologias de forma simples e que estimulem a curiosidade e as descobertas. Esse projeto educativo, com foco em tecnologia, tem a ver com as características da Petrobras, cuja trajetória é marcada pela constante superação da fronteira do conhecimento e por promover a inovação em suas atividades”, avalia o gerente de patrocínio e eventos da Petrobras, Aislan Greca.

O desafio é dividido em 4 etapas, que ocorrerão entre março e junho de 2021, de forma totalmente online. Ao final de cada etapa, será publicado um vídeo especial para que o interessado digite os códigos coletados e troque por um “código Bino”, nome do robô mascote do canal.

Para vencer, os internautas devem deve coletar os quatro códigos Bino, um para cada etapa, e resolver no menor tempo possível o desafio final, que será realizado ao vivo no canal Brincando com ideias, com monitoramento em tempo real dos participantes. Os três primeiros a resolver esse último desafio serão os vencedores. Eles ganharão bolsa 100% gratuita em um curso do canal e um kit de materiais com foco em programação e criação de projetos interativos ou de robótica. O primeiro colocado receberá ainda uma impressora 3D. Confira aqui o vídeo de apresentação do projeto.

Divulgação

Tecnologia e Inovação

A Petrobras tem diversas iniciativas ligadas a tecnologia e inovação, como os editais do programa “Conexões para Inovação” com foco em parcerias inovadoras e startups. Além disso, a companhia patrocina eventos associadas à inovação, ciência e tecnologia, como a Campus Party Brasil, a Competição Brasileira de Robótica, e a Rio2C.

Confira a programação:

• Etapa 1 - 26/1 a 2/3 (11 episódios)

Temas: RaspberryPi; Tinkercad; Inteligência Artificial; Scratch; Python; Blockchain; Startup; Crowdfunding; Drones

• Etapa 2 - 6/3 a 6/4 (10 episódios)

Temas: Arduino e ESP; Internet das Coisas (IOT); 4G e 5G; Data mining; Javascript; Big Data; XML; Cloud Computing; Web Services

• Etapa 3 – 10/4 a 15/5 (11 episódios)

Temas: Micro:bit; Open Source; LoRa; HTTP e TCP/IP; JSON; Ajax; SigFox; BLE Bluetooth Low Energy; Deep learning; Realidade Virtual e Aumentada

• Etapa 4 – 18/5 a 19/6 (10 episódios)

Temas: Impressão 3D, Corte a Lazer e Fresa CNC; HTML 5; CSS 3; STEAM; Angular e React; Flutter; Machine Learning; MIT APP Inventor - Kodular – Thunkable; Maker Space e Fablabs



Fonte: Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar