Atmosferas Explosivas

Parceria para certificação de profissionais

A ABPEx (Associação Brasileira para Prevenção de Explosões) e a ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), fecharam uma parceria para a qualificação e certificação de profissionais que lidam com os riscos presentes em atmosferas explosivas.

Redação
24/08/2010 17:36
Visualizações: 1369
A ABPEx (Associação Brasileira para Prevenção de Explosões) e a ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), fecharam uma parceria para a qualificação e certificação de profissionais que lidam com os riscos presentes em atmosferas explosivas.


Através desse convênio, fica viabilizada a certificação de profissionais que atuam em áreas classificadas. Assim, os profissionais pertencentes aos departamentos de segurança do trabalho, projetos, montagem, manutenção, reparos, suprimentos e inspeção que operam em áreas classificadas, a partir de agora já podem participar deste importante processo.


Nesta parceria ressalta-se que, no histórico da legislação e da normalização das instalações elétricas em áreas classificadas no Brasil ocorreu um processo envolvendo grandes mudanças. Essas mudanças chegaram a desnortear os profissionais envolvidos com os assuntos Ex, haja vista que, entre outras, saímos de uma normalização de origem americana NFPA e API para outra, baseada nas normas internacionais da IEC. Também a legislação mudou, face às regulamentações federais (do MTbE e da ANP), estaduais (da CETESB, do Corpo de Bombeiros) e municipais (Contru), assim como também mudanças no sistema segurador nacional.


Se fez necessário reciclar todo esse contingente de profissionais, tarefa que foi formalmente assumida pela ABPEx a partir de 2001, quando foram criados programas de treinamento visando sua capacitação. Como “capacitar” é um termo subjetivo, se fez necessário então partir para uma nova etapa, que é a de “certificar”, que fechou a questão, já que há normas internacionais que definem as competências, experiências e habilidades exigidas destes profissionais.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25