A Capitania dos Portos paranaense autorizou o aumento do calado dos berços de atracação do corredor de exportação do Porto de Paranaguá, o que vai permitir que navios maiores operem ali, gerando um acréscimo na movimentação local de granéis de até 500.000 toneladas/ano.
A portaria fixa capacidades maiores para os 3 berços do corredor, que passarão a ter profundidade de 12,3 m. Assim, os navios de soja, farelo de soja e milho que atracam no local vão poder carregar até 2 mil toneladas a mais cada um, barateando o custo das operações e conferindo maior competitividade aos produtos brasileiros exportados.
O superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, comenta que a ação é resultado dos esforços conjuntos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), praticagem e Capitania dos Portos. "A realização da dragagem de manutenção dos berços de atracação permitiu que pudéssemos conquistar o aumento da capacidade dos berços do corredor de exportação. Movimentar mais cargas significa obter ganhos em toda a cadeia logística e torna o Porto mais competitivo".
Com a realização da dragagem de manutenção dos berços em fevereiro, foi restabelecida a profundidade dos mesmos. Em alguns pontos, o assoreamento era de 3 metros em função da ausência de dragagem nos últimos 6 anos. A medida foi a primeira anunciada pelo novo governador paranaense, Beto Richa. O custo da obra foi de R$ 2,5 milhões, pagos com recursos da Appa.