Projeção

Para Opep, petróleo será afetado por desaceleração

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve sua projeção de demanda por petróleo de modo geral inalterada, advertindo para o enfraquecimento da demanda em virtude das previsões de desaceleração econômica nos países industrializados. Em seu relatório mensal, a Opep a

Redação/ Agências
09/09/2010 19:09
Visualizações: 228
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve sua projeção de demanda por petróleo de modo geral inalterada, advertindo para o enfraquecimento da demanda em virtude das previsões de desaceleração econômica nos países industrializados. Em seu relatório mensal, a Opep afirmou hoje que a demanda por petróleo em 2010 deve continuar crescendo em 1 milhão de barris ao dia. A entidade também repetiu as preocupações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de que a desaceleração na atividade econômica global pode ser mais profunda do que o antecipado.


Segundo o relatório da Opep, "a condição econômica presente na maior parte dos países desenvolvidos não é encorajadora". "O fato de que alguns países da OCDE não podem mais arcar com programas de estímulo deve colocar pressão sobre suas economias no segundo semestre do ano, prejudicando a demanda por petróleo em comparação ao primeiro semestre", afirmou.


A Opep disse que a demanda por petróleo na Europa Ocidental deverá cair em 260 mil barris ao dia no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado e em 150 mil barris ao dia no quarto trimestre. Mas a Opep elevou marginalmente sua estimativa de demanda global por petróleo em 2010 em 10 mil barris ao dia para 85,51 milhões ao dia após revisar suas estimativas para a demanda por petróleo no primeiro semestre.


A Opep, que fornece cerca de 40% do petróleo consumido por dia no mundo, normalmente é mais pessimista que a Agência Internacional de Energia (AIE), consultoria para energia da OCDE. O relatório da AIE será divulgado amanhã.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19