Economia

Países devem aprender com os chineses, diz diplomata

Valor Econômico
04/11/2011 12:38
Visualizações: 130
A essência do mundo de hoje é a internacionalização do processo produtivo, entendido como globalização. A afirmação é do embaixador Luiz Augusto de Castro Neves, que por quatro anos, entre 2004 e 2008, serviu ao governo brasileiro na China. Nesse período, ele pôde constatar que os chineses entenderam melhor que ninguém o fenômeno da globalização.

Para os chineses, diz o diplomata, "a globalização não é um valor que a gente possa ser contra ou a favor, é um fato que tem que ser examinado, estudado para ver que oportunidades e riscos ele cria para as nações".

Castro Neves, atual presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), avalia como importante "os países aprenderem essa lição com os chineses", pois atribui o crescimento da China à compreensão desse processo. O país é acusado de "invadir o mundo com seus produtos baratos", o que o diplomata contesta. "Foi a demanda chinesa por produtos primários que elevou os preços das commodities. Esse fato, aliado ao baixo custo de seus produtos manufaturados, permitiu que a inflação mundial ficasse muito baixa até 2008", diz.

O embaixador acredita que, para o Brasil entrar para valer na globalização e sair ganhando, sem sacrificar sua indústria, o maior desafio é o da competitividade. "Nisso a China dá de dez. Ela tem infraestrutura e logística modelares, uma carga tributária bem menor que a nossa e uma mão de obra com menos encargos", aponta. "Se o Brasil não tiver acesso a componentes estrangeiros, arrisca perder competitividade".

A questão é polêmica, principalmente num momento em que o governo brasileiro acaba de sobretaxar carros vendidos no país com menos de 65% de índice de nacionalização. A medida atinge diretamente veículos provenientes da Ásia, com destaque para os recém-lançados carros das montadoras chinesas Chery e JAC.

Crítico do protecionismo, Castro Neves ressalta que tal prática deixou há muito de ser um instrumento eficaz de proteção, "pois encarece importações e diminui a competitividade do produto nacional". "Tributar carros estrangeiros não vai funcionar agora", alerta o presidente do Cebri.

Para ele, é preciso levar em conta que o Brasil é importante para a China. No início do século XXI, o comércio entre os dois países era de US$ 3 bilhões e hoje está beirando os US$ 60 bilhões. "Em oito anos, a China se tornou o maior parceiro comercial do Brasil", constata Castro Neves. "Mesmo com a assimetria das duas economias em favor da China, de 2001 a 2010 o Brasil foi superavitário no comércio bilateral com os chineses, à exceção de 2007 e 2008".

Castro Neves não concorda com os analistas que veem perda de qualidade na pauta de exportações brasileiras para a China, devido ao grande peso dos produtos básicos. "Devemos exportar [para a China] tudo aquilo em que temos vantagens comparativas, petróleo bruto, minério, soja. O problema não é exportar commodities. É saber onde será aplicado o dinheiro que se ganha com elas." Ele refuta a tese de que o Brasil vive um processo de desindustrialização provocado pelos produtos chineses.

Na crise atual dos países desenvolvidos, Castro Neves acredita que a China vai reavaliar seu modelo de crescimento. O país deverá buscar uma menor dependência de exportações e dar prioridade ao mercado interno, como estava previsto no 12º plano quinquenal, lançado no início de 2011. "A mudança não vai levar o país a crescer menos. Com uma população é de 1,3 bilhão de pessoas, eles têm muito que incorporar aí".

O foco do governo chinês para o mercado doméstico pode beneficiar o Brasil, prevê o diplomata. "A demanda por importados, principalmente alimentos, vai aumentar e o Brasil tem maior vantagem comparativa para se transformar em celeiro do mundo, pois a produção de alimentos é um grande filão. Há chance de se tornar o maior exportador de alimentos para a China", avalia Castro Neves. "O Brasil tem de ser inteligente e maximizar oportunidades".

No contexto global, ele não vê dificuldades para as empresas brasileiras entrarem no mercado chinês e terem sucesso. Mas reconhece que "os empresários brasileiros são pouco ousados frente às oportunidades que a China oferece". Durante seu período como embaixador no país, a embaixada brasileira começou a mapear as demandas específicas daquele mercado para orientar os investidores nacionais.

Em 2004, quando Castro Neves assumiu a representação, cerca de 50 empresas brasileiras já estavam instaladas em território chinês. Entre 2004 e 2008, chegaram WEG, Maxion, Embraer e Paramount (calçados).

A Embraer, que pertence a um setor estratégico da economia, teve que buscar um sócio local. Mas a WEG chinesa é 100% brasileira. O mercado da China já é o segundo maior comprador das aeronaves da Embraer. "De maneira geral, as empresas brasileiras que estão na China estão muito contentes", conta o diplomata.

Castro Neves não crê que o Brasil tenha perdido o "bonde das oportunidades" na China, "porque ele passa de hora em hora". Mas volta a alertar que a economia mundial é globalizada, o que não dá espaço para ter política industrial baseada em instrumentos de defesa comercial, porque isso gera retaliação.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20