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O Mossorense - RNA Companhia Docas do Estado do Rio Grande do Norte (Codern) foi a única docas do Brasil a receber dois projetos nominados inseridos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo serão destinados ao Estado R$ 52,5 milhões para melhoramentos no Porto de Natal e no Terminal Salineiro de Areia Branca.
As obras de dragagem e derrocagem (retirada de rochas) de aprofundamento, no Porto de Natal, têm previsão de início em agosto e conclusão em dezembro de 2008. Serão investidos R$ 30 milhões. Através do Plano Piloto de Investimento (PPI), R$ 20 milhões já foram alocados junto ao governo federal. A obra consiste no aprofundamento do calado do porto, dos atuais 10m para 12,5m.
Com o projeto concluído, o Porto de Natal abrirá possibilidade de receber navios de maior porte. Atualmente, o porto recebe embarcações de até 20 mil toneladas. Após o aumento de calado, poderão aportar em Natal navios de 45 mil toneladas. A medida também acarretará na diminuição do frete marítimo e no conseqüente fomento nas exportações potiguares.
O outro projeto previsto no PAC para o Rio Grande do Norte é a potencialização do sistema de atracação do Porto-Ilha, em Areia Branca. Para isso serão construídos dois novos dolfins (bóias de amarra de atracação de navios), reforço dos três existentes, além da construção do novo quadro de bóias. A obra (iniciada em 20 de outubro de 2006) terá um investimento de R$ 22,5 milhões e deverá ser concluída em dezembro de 2007.
Investimento ampliará competitividade - Os investimentos nos portos norte-rio-grandenses seguem uma linha de planejamento que busca adequar a estrutura portuária do país a uma proposta de visão futurista que atenderá as principais unidades de aportes do país.
A explicação parte do diretor técnico-comercial da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Hanna Safieh. Segundo Hanna, na próxima década o porte dos navios que atracam hoje no Porto-Ilha que hoje figura entre 35 a 45 mil toneladas sairá de linha.
E para que o sal exportado pelo Porto-Ilha continue competitivo no mercado internacional, se faz necessário o aporte de navios acima de 50 mil toneladas, destaca.
Com a obra de construção e reforço dos dolfins concluída, o Porto-Ilha estará capacitado para receber navios de até 75 mil toneladas. Para isso, outros projetos estão sendo executados para dotar o terminal salineiro da infra-estrutura necessária a escoar o dobro do volume de sal exportado, hoje.
Fonte: O Mossorense - RN
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