Redação TN Petróleo/Assessoria
A possibilidade de crescimento e desenvolvimento do setor marítimo a partir do próximo ano com investimentos como a BR do Mar que deve facilitar a entrada de outras empresas no setor de cabotagem, deixou as expectativas do mercado otimistas para o futuro próximo. De acordo com a Câmara Setorial de Equipamentos Navais, Offshore e Onshore da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (CSENO/Abimaq), existem inúmeras oportunidades em diferentes segmentos e entre as mais proeminentes estão a exploração de petróleo e o desenvolvimento do mercado de gás. A Câmara considera o Brasil a maior fronteira de exploração de petróleo e gás do planeta nos próximos 15 anos. Essa previsão de crescimento traz também a atenção para a manutenção preventiva em todos os ativos das embarcações, e neste cenário estão os óleos lubrificantes.
Normalmente os tripulantes das embarcações não têm conhecimento apurado em manutenção das máquinas, muito menos em relação ao uso de lubrificantes e isso é fundamental para o bom desempenho dos processos de produção, já que os equipamentos são o coração da operação e caso falhem, impactam diretamente em toda a cadeia. São equipamentos de alto valor para as empresas e quando apresentam defeitos, geralmente exigem grandes e demorados consertos, já que muitas peças são importadas e a logística do transporte e da instalação pode ser complexa.
Sendo tão importantes para o funcionamento da produção, supõe-se que as manutenções em todos os aspectos sejam frequentes, mas não é bem isso que se observa quando visitamos embarcações. Apenas nos últimos anos é que temos notado uma mudança de comportamento por parte das empresas do setor. Um assunto que antes não recebia a devida atenção, agora passa a ser valorizado e as empresas conseguem mensurar os ganhos que a manutenção preventiva e frequentes visitas técnicas podem proporcionar.
O papel de uma consultoria técnica e da manutenção preventiva dentro das embarcações vai além de ensinar sobre a aplicação do produto e sua correta utilização, essas atividades ajudam a maximizar a vida útil das máquinas e garantir produtividade e eficiência energética em todo o processo. O treinamento da equipe a bordo também é essencial para conter possíveis emergências e reforçar a segurança, os cuidados e boas práticas em relação ao produto.
Pensando em um aspecto que vem se tornando o ‘highlight’ nas agendas dos CEOs ultimamente, que é a questão da preservação e cuidado com o meio ambiente, observamos ganhos realmente significativos quando as empresas apostam em soluções corretas de manutenção. As soluções reduzem o impacto das atividades das empresas ao meio ambiente, assunto tão cobrado e esperado pelos clientes e stakeholders.
Já avançamos muito quando falamos em manutenção preventiva e a maioria das empresas já está ciente dos benefícios dessa prática a longo prazo e como fabricante de lubrificantes, nosso dever é ressaltar a importância desses serviços e mudar essa cultura de modo que isso se intensifique e que os produtos lubrificantes e as máquinas e equipamentos que os utilizam consigam seu melhor rendimento e performance.
Sobre a autora: Renata Vitiello é Analista de Marketing Sênior na Moove – Responsável pelo Setor de Marinha da Marca Mobil™ no Brasil
Fale Conosco
21