Transmissão

Operação de transmissão da ISA CTEEP contará com Inteligência Artificial

Redação/Assessoria
20/05/2020 18:53
Visualizações: 453

Uma das principais concessionárias privadas de transmissão de energia elétrica do país, a ISA CTEEP, contará com a Inteligência Artificial para aprimorar seus serviços, a partir de uma ferramenta criada pela multinacional de tecnologia e engenharia Radix. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar as tomadas de decisões na operação através do monitoramento e classificação de variáveis do sistema bem como a indicação de possíveis ações para controle do sistema, levando à implementação de práticas que proporcionem uma gestão da sala de controle mais ampla e eficiente.

Divulgação

A ferramenta está sendo desenvolvida em três principais frentes. A primeira delas está relacionada ao Controle de Tensão através da monitoração das variáveis do sistema elétrico, que, a partir de modelos de Inteligência Artificial, gera ações, análises e sugestões para controle e tomada de decisão pelo Centro de Operação da Transmissão, a fim de garantir a estabilidade operacional. A Inteligência Artificial atuará ainda na classificação e clusterização dos alarmes exibidos ao operador, melhorando o entendimento da situação operacional. Por último, a ferramenta contempla a implementação de um videowall inteligente com exibição de informações dinâmicas à sala de operação em sintonia com o contexto na busca por uma melhor gestão da sala de controle, aumento da consciência situacional e mitigação de falhas humanas. As três vertentes serão implementadas com base em estudos e técnicas de IHM de alta performance.

Presente em 17 estados do Brasil, a ISA CTEEP opera uma complexa rede de transmissão, por onde trafegam 32% de toda energia elétrica produzida no País e quase 93% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por 18 mil quilômetros de linhas de transmissão e 126 subestações. "Com a ferramenta, a companhia terá como ganho imediato o controle mais eficiente nas variáveis do sistema, para, assim, gerar ações mais assertivas. O consumidor final de energia também será beneficiado com um sistema de abastecimento mais estável, com menos chances de interferências", diz Tássio Simioni, Gerente de Energia da Radix, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta.

A solução é fruto de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL, com o intuito de explorar a utilização da Inteligência Artificial, gerando soluções inovadoras para centros de operação e foi impulsionada pela busca constante da ISA CTEEP pela implementação de melhorias contínuas na operação de seu sistema.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13