A Capitania dos Portos encerrou neste domingo (29) mais uma operação de fiscalização na costa do Rio de Janeiro. Foram vistoriadas cerca de 140 embarcações desde sexta-feira (27), das quais 12 foram multadas por diversas infrações e três
Agência BrasilA Capitania dos Portos encerrou neste domingo (29) mais uma operação de fiscalização na costa do Rio de Janeiro. Foram vistoriadas cerca de 140 embarcações desde sexta-feira (27), das quais 12 foram multadas por diversas infrações e três apreendidas por documentação irregular.
A operação foi feita em toda a costa e teve foco a orla de Paraty e Angra dos Reis, no sul fluminense, Baía de Guanabara, Barra da Tijuca e as praias da zona sul da capital fluminense. O principal alvo dos fiscais eram barcos de esporte, turismo e de transporte de passageiros.
De acordo com o capitão de mar e guerra Nilo Moacyr Penha, a fiscalização tinha o objetivo de chamar atenção dos donos e condutores de barcos para os riscos de acidentes, que tendem a aumentar no verão.
“Intensificamos a fiscalização às embarcações de esporte e de recreio, que saem mais nesta época do ano. O resultado é positivo porque chegamos ao condutor para lembrá-lo que precisa estar com a situação regularizada assim como a da embarcação”, disse.
Nos últimos três dias, os fiscais inspecionaram itens de segurança como coletes, boias e luzes de emergência. Além de cobrar a documentação da embarcação e dos condutores, em alguns casos, os fiscais aplicaram o teste do bafômetro.
“Assim como é nas rodovias, nas ruas, é no mar. Não é permitido ao condutor ingerir bebidas alcoólicas”, lembrou o capitão Penha.
A Capitania dos Portos usou barcos próprios e contou com apoio de um helicóptero da Marinha.
Fale Conosco