Internacional

Opep reduz previsão de demanda por petróleo em 2020 e pede esforço contra sobreoferta

Reuters, 11/09/2019
11/09/2019 12:21
Visualizações: 318

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu nesta quarta-feira a projeção de crescimento da demanda mundial por petróleo em 2020 devido à desaceleração econômica, uma perspectiva que segundo o grupo de produtores evidencia a necessidade de seus atuais esforços para evitar uma nova situação de sobreoferta no mercado.

Em relatório mensal, a Opep disse que a demanda por petróleo deve crescer em 1,08 milhão de barris por dia, ou 60 mil a menos que a estimativa anterior, indicando que com isso o mercado teria um superávit.

A perspectiva mais fraca em meio à guerra comercial entre Estados Unidos e China e o Brexit pode pressionar a Opep e seus aliados a manter ou ajustar sua política de cortes de produção de petróleo. O Iraque disse que ministros discutirão na quinta-feira se cortes mais profundos serão necessários.

A Opep ainda reduziu no relatório sua projeção para o crescimento econômico global em 2020, para 3,1%, de 3,1% anteriormente, e disse que a expansão da demanda no próximo ano será superada pelo "forte crescimento" na produção de rivais como os Estados Unidos.

"Isso destaca a responsabilidade conjunta de todos países produtores em apoiar a estabilidade do mercado de petróleo para evitar uma indesejada volatilidade e um potencial recaída para um desequilíbrio no mercado", disse o documento.

A Opep, a Rússia e outros produtores estão desde 1° de janeiro implementando um acordo para reduzir produção em 1,2 milhão de bpd. A aliança, conhecida como Opep+, renovou esse pacto em julho para até março de 2020.

O relatório disse ainda que os estoques de petróleo em países industrializados caíram em julho, o que em tese poderia aliviar preocupações da Opep com a sobreoferta. Mas, ainda assim, eles ficaram em 36 milhões de barris acima da média de cinco anos, uma referência que tem sido monitorada de perto pela Opep.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.