Evento

Onudi, Eletrobras e Itaipu promoverão 'Dia da Energia' na Rio+20

O evento contará com uma série de palestras aliada à exibição de novas tecnologias para o aproveitamento de fontes renováveis de energia, e acontecerá em paralelo à programação da Conferência Rio+20, em junho de 2012.

Redação
21/09/2011 17:38
Visualizações: 165

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), a Eletrobras e a Itaipu Binacional firmaram uma parceria nesta terça-feira (20), em Nova Iorque, para a realização do “Dia da Energia”, uma série de palestras aliada à exibição de novas tecnologias para o aproveitamento de fontes renováveis de energia. O evento ocorrerá paralelo à programação da Conferência Rio+20, em junho de 2012.

Em reunião com o diretor-geral da Unido, Kandeh Yumkella, o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, se colocaram à disposição da organização internacional para a realização desse evento, cuja programação deverá estar concluída até o final de outubro.

Na oportunidade, os executivos brasileiros elogiaram a inciativa da ONU e da Onudi de colocarem em prática o programa Energia Sustentável para Todos. Na avaliação de Costa Neto, os pontos fundamentais dessa iniciativa devem ser o diagnóstico da situação de cada país, o trabalho dos grupos temáticos que vão estudar questões como financiamento, tecnologias, capacidade técnica e outras, e a ação coordenada dentro dos países.

A reunião também serviu para organizar uma visita de cinco ministros de energia da África (Angola, Congo, África do Sul, Namíbia e Zâmbia) à Itaipu. Eles estão interessados em promover o aproveitamento hidráulico do Rio Congo e querem conhecer a experiência brasileira e paraguaia no aproveitamento do Rio Paraná. “Hoje, os grandes aproveitamentos ainda inexplorados são bi ou multinacionais e Itaipu é uma referência para viabilizar esses empreendimentos”, afirmou Samek.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20