Indústria

Onip e operadoras promovem debate sobre conteúdo local

A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e as operadoras patrocinadoras do Cadastro de Fornecedores (Cadfor) - Anadarko, BG, BP, Chevron, El Paso, Maersk, Repsol, Shell e, Statoil - promoveram hoje (8) o "Workshop sobre Conteúdo Local nos empreendimentos de E&P de petróleo e gás

Redação
08/11/2011 17:02
Visualizações: 1021
A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e as operadoras patrocinadoras do Cadastro de Fornecedores (Cadfor) - Anadarko, BG, BP, Chevron, El Paso, Maersk, Repsol, Shell e, Statoil - promoveram hoje (8) o "Workshop sobre Conteúdo Local nos empreendimentos de E&P de petróleo e gás no Brasil".
 
 
Durante o encontro, os representantes das organizações envolvidas falaram sobre os mecanismos de obtenção da certificação de conteúdo local e sobre os desafios e as oportunidades do conteúdo local.
 

Roberto Magalhães, superintendente de Conteúdo Nacional da Onip, disse que nas últimas rodadas da ANP foi observado um aumento considerável no conteúdo local dos projetos. Mas, segundo ele, grande parte das empresas não certificando seus produtos e serviços, muitas vezes por desconhecimento da necessidade do procedimento.
 

Já Marcelo Mafra, chefe da coordenadoria de Conteúdo Local da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) lembrou que somente são aceitos os certificados emitidos pelas 20 certificadoras autorizadas pela entidade. Segundo ele, mais de 6.500 certificados foram feitos entre 2008 e 2009, sendo que 85% deles referentes a serviços para a indústria de óleo e gás. 
 
 
Mafra disse ainda que as multas às operadoras referentes ao nível de conteúdo local é baixo, mas que pode sofrer um aumento nos próximos anos, pela quantidade de empreendimentos que serão colocados no setor. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Ipiranga lança Relatório de Sustentabilidade 2025 com av...
02/05/26
Internacional
Brasil reafirma protagonismo tecnológico na OTC Houston ...
02/05/26
Combustíveis
Diesel lidera alta dos combustíveis em abril, mostra Mon...
30/04/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
30/04/26
Etanol
E32 impulsiona etanol e reforça liderança do Brasil em b...
30/04/26
Meio Ambiente
Brasil aparece entre maiores emissores de metano em ater...
30/04/26
Oferta Permanente
Audiência pública debate inclusão de novos blocos no edi...
30/04/26
Exportações
Setor de óleo e gás e parlamentares discutem Imposto de ...
29/04/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Internacional
OTC Houston: ANP participa de painéis e realiza evento c...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23