Indústria

Onip e operadoras promovem debate sobre conteúdo local

A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e as operadoras patrocinadoras do Cadastro de Fornecedores (Cadfor) - Anadarko, BG, BP, Chevron, El Paso, Maersk, Repsol, Shell e, Statoil - promoveram hoje (8) o "Workshop sobre Conteúdo Local nos empreendimentos de E&P de petróleo e gás

Redação
08/11/2011 17:02
Visualizações: 752
A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e as operadoras patrocinadoras do Cadastro de Fornecedores (Cadfor) - Anadarko, BG, BP, Chevron, El Paso, Maersk, Repsol, Shell e, Statoil - promoveram hoje (8) o "Workshop sobre Conteúdo Local nos empreendimentos de E&P de petróleo e gás no Brasil".
 
 
Durante o encontro, os representantes das organizações envolvidas falaram sobre os mecanismos de obtenção da certificação de conteúdo local e sobre os desafios e as oportunidades do conteúdo local.
 

Roberto Magalhães, superintendente de Conteúdo Nacional da Onip, disse que nas últimas rodadas da ANP foi observado um aumento considerável no conteúdo local dos projetos. Mas, segundo ele, grande parte das empresas não certificando seus produtos e serviços, muitas vezes por desconhecimento da necessidade do procedimento.
 

Já Marcelo Mafra, chefe da coordenadoria de Conteúdo Local da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) lembrou que somente são aceitos os certificados emitidos pelas 20 certificadoras autorizadas pela entidade. Segundo ele, mais de 6.500 certificados foram feitos entre 2008 e 2009, sendo que 85% deles referentes a serviços para a indústria de óleo e gás. 
 
 
Mafra disse ainda que as multas às operadoras referentes ao nível de conteúdo local é baixo, mas que pode sofrer um aumento nos próximos anos, pela quantidade de empreendimentos que serão colocados no setor. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
Reconhecimento
Casa dos Ventos conquista Medalha Bronze em sua primeira...
03/12/25
Bacia de Santos
PPSA adia leilão de petróleo da União de Bacalhau para o...
03/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.