Biocombustíveis

Oferta de soja garante mistura de biodiesel

Jornal do Commercio
18/11/2009 10:55
Visualizações: 162

Uma produção maior de soja no Brasil na temporada 2009/10, um esperado crescimento do esmagamento doméstico no ano que vem e uma menor exportação do grão darão folga para o País elevar o percentual de mistura de biodiesel no diesel de 4% para 5%, a partir de janeiro, disseram especialistas ontem. Com o aumento da mistura, a demanda de biodiesel para 2010 é estimada em pelo menos 2,3 bilhões de litros, sendo que 1,8 bilhão de litros deverá ser feito a partir de óleo de soja, o que por sua vez demandará 9 milhões de toneladas da oleaginosa, ou cerca de 15% da produção total esperada para o Brasil.

 

A safra de soja brasileira, cujo plantio 09/10 de uma área 5% maior ante 08/09 está se desenvolvendo bem até o momento, pode crescer mais de 10%, para 63 ou 64 milhões de toneladas. "Certamente no ano que vem vamos ter uma safra bem melhor, se o clima for favorável. Então isso vai dar uma folguinha pra trabalhar melhor essa questão de biodiesel", afirmou o secretário-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Fábio Trigueirinho.

 

Mesmo com uma produção mais fraca em 08/09, o Brasil realizou exportações recordes do grão, com a elevada demanda da China, maior importador mundial, reduzindo a disponibilidade para a indústria processadora. "Esperamos retomar um pouco o esmagamento, este ano foi um ano atípico, a meu ver exportou muito grão, muito rápido, então naturalmente criou uma situação de maior aperto que o normal, isso dificultou um pouco a indústria", acrescentou ele. Esse esmagamento maior esperado já deve começar a ter efeito no primeiro trimestre do ano que vem, quando deverão ser consumidos os 575 milhões de litros de biodiesel que foram leiloados pela ANP.

 

Estoques iniciais baixos de farelo em 09/10 também devem favorecer o biodiesel no ano que vem, pois a indústria tende a produzir mais para cobrir o aperto do derivado, gerando mais óleo. Do processamento de um volume qualquer de soja, obtém-se entre 18,5% e 21% de óleo, e a grande maioria dos produtos derivados é farelo. "No longo prazo, o biodiesel tende a acompanhar a indústria de farelo, ele não vai ser o líder da corrida, ele ainda tem espaço pra crescer, mesmo com o B5 ainda vai dar pra exportar óleo no ano que vem", comentou Pedro Collussi, analista da AgraFNP.

 

FORÇA DO BIODIESEL. Para a nova temporada, a Abiove prevê produção de 6,1 milhões de toneladas de óleo de soja, contra 5,7 milhões de toneladas na anterior, com o biodiesel tendo impacto nesse crescimento, uma vez que apenas o consumo humano não seria suficiente para responder por todo esse avanço. "O consumo humano de óleo de soja no Brasil está estacionado há seis anos, porque, como a renda está aumentando, as pessoas estão consumindo óleo de girassol, óleo de oliva, óleo de canola, outros óleos mais nobres", disse João Batista Cardoso, diretor da Binatural, indústria de biodiesel com sede em Formosa, em Goiás.

 

Ele lembrou ainda que o setor de biodiesel, que deve movimentar R$ 7 bilhões em 2010, além de contar com oferta suficiente para atender ao aumento da mistura, já tem capacidade de produção no País de 4 bilhões de litros, ou seja, bem superior à demanda prevista para 2010. "O setor continua brigando por outros bês, temos capacidade para B10, já tem várias cidades fazendo experiência com B20 e até com B100", ressaltou Batista.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20