Estudo

Odebrecht quer investir em estaleiros

<P>De olho no megapacote de encomendas da Petrobrás à indústria naval anunciado esta semana, a construtora Norberto Odebrecht deverá ampliar sua participação no setor, hoje restrita a apenas um canteiro de obras no interior da Bahia.</P><P>Segundo o presidente da empresa, Emílio Odebrecht, a ...

O Estado de S.Paulo
29/05/2008 00:00
Visualizações: 740 (0) (0) (0) (0)

De olho no megapacote de encomendas da Petrobrás à indústria naval anunciado esta semana, a construtora Norberto Odebrecht deverá ampliar sua participação no setor, hoje restrita a apenas um canteiro de obras no interior da Bahia.

Segundo o presidente da empresa, Emílio Odebrecht, a companhia estuda a possibilidade de investir em “um ou mais” estaleiros no Brasil. “Estamos avaliando oportunidades do Rio Grande do Sul à Amazônia. Queremos crescer junto com a Petrobrás, porque queremos acompanhar o crescimento dos nossos clientes”, disse.

O canteiro de obras da Odebrecht está localizado em São Roque (BA) e ficou desativado por muito tempo, até voltar a operar há três anos, com a construção de parte de módulos de plataformas de produção de petróleo para a Petrobrás. Há dois anos, a empresa também chegou a cogitar uma entrada nos consórcios que se formavam para a construção dos navios petroleiros encomendados pela Transpetro. A empresa chegou a ser qualificada, mas não levou nenhum lote.

Indagado sobre a perspectiva de ampliar os investimentos em São Roque ou construir um novo estaleiro na Bahia, ele lembrou que “é preciso parar com esta mania de guerra de Estados”. “Estamos avaliando oportunidades de expansão, modernização, construção de um ou mais estaleiros na Bahia e em todos os Estados da costa brasileira”, disse, completando que para ao menos um desses empreendimentos os estudos estão bastante avançados.

HIDRELÉTRICA

Odebrecht disse que tomará na próxima semana a decisão de impetrar ou não um recurso contra o leilão da usina hidrelétrica de Jirau, no complexo do Rio Madeira. A Odebrecht participou do consórcio perdedor. O grupo formado pela Suez, em parceria com Camargo Corrêa, Eletrosul e Chesf, venceu.

Segundo o executivo, existem “indícios de que a houve quebra de regras”. “Se isso realmente aconteceu, vamos até as últimas conseqüências”, disse, referindo-se aos planos do consórcio vencedor de alterar, após a realização do leilão, o local da hidrelétrica em cerca de nove quilômetros para reduzir o custo da obra em R$ 1 bilhão.

A Odebrecht venceu com Furnas Centrais Elétricas o leilão para a primeira usina do Rio Madeira, de Santo Antônio. Segundo o executivo, a alteração do projeto pode prejudicar o cumprimento do cronograma de obras de Santo Antônio. “Nosso cronograma está antecipado em seis meses. Se for prejudicado por conta dessa modificação de Jirau, vamos recorrer.”

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
Firjan
Em Brasília para tratar do tarifaço, Firjan se reúne com...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22