Startups

Ocyan Waves Challenge recebe mais de 100 inscrições de Startups

Pitch day, segunda fase do programa, acontece este mês

Redação/Assessoria
15/05/2019 12:01
Ocyan Waves Challenge recebe mais de 100 inscrições de Startups Imagem: Divulgação Visualizações: 338

O Ocyan Waves Challenge, primeiro programa da plataforma de inovação da Ocyan, recebeu 123 inscrições de startups de todas as regiões do país. As empresas selecionadas para a segunda fase vão ser conhecidas amanhã.

“O número de inscritos superou nossas expectativas. Como o mercado de óleo e gás se relaciona há menos tempo com o mundo das startups, não imaginávamos tanta procura. Temos inscritos de todas as regiões do país”, comemora o diretor de Produção Offshore da Ocyan e líder do Ocyan Waves, Rodrigo Lemos. Segundo ele, ainda em maio será realizado o Pitch Day para selecionar as empresas que seguirão para a terceira fase do programa.

O Ocyan Waves Challenge lançou oito desafios ao ecossistema de startups para buscar soluções inovadoras para problemas de áreas de apoio ou operacionais. Dentre os desafios mais procurados estão o de inspeção de equipamentos (25 startups inscritas) e digitalização de documentos de bordo (26), ambos focados em melhorar eficiência nas embarcações, contribuindo para o processo de digitalização da empresa. Isso significa reduzir erros em operação, h/h com processos manuais e a possibilidade de coletar dados para serem analisados de forma inteligente, bem como permitir a tomada de decisão instantânea da liderança, mesmo que o líder não esteja fisicamente no local do problema.

Já no caso dos desafios que envolvem atividades ligadas à exploração e produção de petróleo, destacam-se o que trata da melhoria no controle operacional do BOP (Blowout Preventer), importante equipamento das sondas, e o de aprimoramento no controle da produtividade de drill pipes, ajudando a monitorar o funcionamento desses tubos. 

Entre as regiões, o Sudeste teve o maior número de inscritos: foram 77. São Paulo liderou entre os estados com 38 startups; Rio de Janeiro com 24; Minas Gerais, 12 e Espírito Santo, três. A região Sul teve 32 inscritos: Paraná, 14; Santa Catarina, sete e Rio Grande do Sul, 11. Do Nordeste foram oito inscrições no total, sendo, Bahia, três; Alagoas, duas; Ceará, Sergipe e Pernambuco, uma em cada. Já da região Centro-Oeste foram duas: uma do Mato Grosso do Sul e outra do Distrito Federal. No Norte, uma startup do Amazonas apresentou solução para um desafio.

“A diversidade regional mostra como podemos potencializar a indústria do país e trazer soluções inovadoras para a Ocyan, além daquelas que encontramos na prateleira dos atuais fornecedores”, destaca o executivo. 

As próximas fases do programa são:

- Pitch Day (empreendedores apresentarão suas empresas e soluções à Ocyan e serão escolhidos aqueles com maior aderência aos desafios para a fase de imersão);

- Imersão (quando as startups conhecerão com profundidade os desafios e apresentarão uma proposta de piloto à Ocyan. Dessas, serão escolhidas até oito com as melhores propostas);

- Piloto (as propostas de piloto aprovadas na Imersão serão colocadas em prática e, posteriormete, avaliadas pela Ocyan. Os aprovados nessa fase final poderão ser contratados como fornecedores da empresa, que é o grande objetivo do programa).

A empresa Innoscience é a responsável pela estruturação e operacionalização do Ocyan Waves Challenge, o primeiro programa da plataforma Ocyan Waves.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19