Inclusão Social

Ocyan promove ação inclusiva de surf adaptado para pessoas com deficiência na Praia da Barra da Tijuca

Com parceria da AdaptSurf, atividades marcarão o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro

Redação TN Petróleo/Assessoria
08/12/2023 18:25
Ocyan promove ação inclusiva de surf adaptado para pessoas com deficiência na Praia da Barra da Tijuca Imagem: Divulgação Visualizações: 1557 (0) (0) (0) (0)

A Ocyan, empresa de óleo e gás, em parceria com a Associação Adaptação e Surf (AdaptSurf) promove, no próximo dia 9, o II Encontro Nacional de Surf Adaptado, evento realizado no quiosque K08, da Praia da Barra da Tijuca (RJ), que oferecerá oficina esportiva e atividades de integração e lazer para pessoas com deficiência física ou intelectual. O objetivo da ação inclusiva é marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro.  

Com a participação de cerca de 30 alunos do Praia Acessível, iniciativa realizada no local aos fins de semana para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência à praia, o Encontro Nacional de Surf Adaptado será realizado das 8h às 13h. Durante o evento, algumas vagas serão disponibilizadas para oficinas do esporte adaptado, com o acompanhamento de monitores especializados, a pessoas com deficiência a partir de 6 anos (menores de idade deverão estar acompanhados pelos responsáveis). 

Para oferecer comodidade e bem-estar aos participantes, haverá um espaço reservado para a ação, onde serão disponibilizadas cadeiras de rodas anfíbias, esteiras, barracas, tendas e uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de educação física, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, instrutores e voluntários, responsáveis por garantir que o contato dos participantes com o mar seja com total segurança.  

"Temos um compromisso com a diversidade na Ocyan e esse tema também precisa passar por nosso terreno, o mar. Essa parceria buscar fomentar a democratização e acesso da praia, do mar e das ondas também a pessoas com deficiência de forma controlada e com segurança em primeiro lugar, é claro. Apostamos no surf como ferramenta social capaz de transformar vidas, levando atividade física e recreativa a este público, além do contrato com a natureza", afirma André de Barros, gerente de Comunicação, Responsabilidade Social e Diversidade.  

Duas presenças ilustres e referência do surf adaptado já confirmaram presença - Fernanda Tolomei e Camila Fuchs. Psicóloga e atleta da modalidade, Tolomei coleciona importantes títulos, como a primeira mulher vencedora do Circuito Brasileiro de Surf Adaptado e vencedora em equipe do Circuito Mundial em 2016, na Califórnia. 

Já Camila Fuchs é professora de Educação Física e instrutora voluntária do projeto. Ela leva sua trajetória de conquistas e amor ao esporte para diversos alunos e praticantes com deficiência. Fuchs nasceu com má formação na medula e tem mobilidade reduzida. Ela surfa de joelhos (kneeboard) e é um dos grandes nomes do surf adaptado da atualidade.  

Serviço: 

II Encontro Nacional de Surf Adaptado  

Data: 9/12/23 

Local: Praia da Barra da Tijuca – Quiosque K08 

Horário: 8h às 13h 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Projeto piloto que vai capturar e armazenar 100 mil tone...
17/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
OTC Brasil 2025
Excelência do Petróleo e Gás Brasileiro é Reconhecida no...
17/09/25
São Paulo
FIEE 2025 cresce 20% em público e registra maior edição ...
17/09/25
Bacia de Campos
OceanPact fecha contrato de descomissionamento com a Tri...
17/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
PD&I
RCGI-USP avança em célula a combustível que opera direto...
12/09/25
São Paulo
Em seu terceiro dia, FIEE debate eficiência, flexibilida...
12/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma ...
12/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23