Startups

Ocyan encerra três desafios da terceira edição do Ocyan Waves

Em tempos de pandemia, telemedicina foi uma das soluções propostas pelas startups

Redação TN Petróleo/Assessoria
12/01/2022 12:51
Ocyan encerra três desafios da terceira edição do Ocyan Waves Imagem: Divulgação Visualizações: 1205

A Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, concluiu mais uma fase da edição de 2021 do seu o programa de inovação Ocyan Waves. Três startups foram selecionadas para seguir com as soluções depois de participarem do Pitch Final, realizado em dezembro, em que os projetos pilotos foram apresentados. As startups escolhidas nesta etapa passam a ser fornecedoras da companhia ou até parceiras de desenvolvimento de soluções conjuntas a serem oferecidas ao mercado por meio da Diretoria de Inovação e Novos Negócios da empresa. 

O Ocyan Waves 2021 foi a terceira edição do Programa de inovação aberta, que apresentou nove desafios propostos pelas áreas internas da companhia. O objetivo era encontrar soluções, com o apoio dos empreendedores, dos quais seis deles tiveram chamada aberta para inscrição de startups; dois foram executados por startups que participaram de edições anteriores; e um foi pilotado por uma startup da Noruega, convidada para o projeto.

A Ocyan ouviu as apresentações finais da Goepik (PR), BR Hommed (SP), Confirm 8 (SP) e ConditionAll (Noruega).  Já as startups LZ Energia (PR), Pix Force (RJ) e Vidya (PR) fizeram as atualizações de status de seus pilotos, que seguem em teste no primeiro trimestre deste ano.

“Conduzir nove desafios em cronogramas não sincronizados foi um passo importante e desafiador nesta edição do Programa. Desafiamos nosso nível de maturidade em inovação e com o relacionamento com startups, com times muito mais preparados e engajados com o tema, além de levar o programa para um novo patamar com os desafios de codesenvolvimento”, afirma Patrícia Grabowsky (foto), gerente de Inovação da Ocyan.

Os desafios aprovados

 A BR Hommed apresentou sua solução para realizar telemedicina no acompanhamento de atestados e consultas clínicas e motivadas. O objetivo é eliminar a necessidade de deslocamento dos colaboradores até Macaé (RJ), aumentando a agilidade do processo e reduzindo custos logísticos e demais riscos de segurança atrelados.  Foram realizados 119 atendimentos durante o piloto, totalizando 1.111 minutos de videoconsulta. Na pesquisa de satisfação, 100% dos integrantes ouvidos, disseram que desejam ser atendidos dessa forma novamente.

O projeto final da Confirm 8 atende ao desafio de “Levantamento de campo eficiente”, que busca uma solução para agrupar os levantamentos de forma sistematizada, com padrões de relatório preestabelecidos que possam ser acessados por todo o time em tempo real. Durante o piloto, a quantidade de relatórios realizados por dia aumentou de 0,8 para 1,43 e com a utilização do sistema a necessidade de revisão dos documentos foi eliminada.

A ConditionAll respondeu ao desafio “Monitoramento de válvulas”, com uma proposta de solução para otimizar o tempo da equipe de bordo, trazer maior assertividade no monitoramento de válvulas e possibilitar manutenções mais inteligentes. O nível de assertividade do equipamento para detecção de vazamentos foi de 100%, atendendo todos os requisitos de segurança da operação e a solução apresenta uma melhoria de 90% em comparação com o método atual.

Outros projetos piloto em andamento

 A edição de 2021 do Ocyan Waves possibilitou que a equipe de inovação, junto com as áreas demandantes dos desafios trabalhassem com projetos com cronogramas diferentes, dependendo do nível de complexidade da busca de startups e de soluções.

A LZ Energia buscou fazer frente ao desafio de “Redução do consumo de diesel e emissão de gases dos motogeradores”. A startup tem uma solução para reduzir o consumo de diesel e a emissão de gases do efeito estufa nas operações de uma plataforma de perfuração offshore e fornecer dados para otimizar a operação, reduzindo custos e, principalmente, o impacto ao meio ambiente.

A Pix Force respondeu ao desafio “Inspeção inteligente de drops”.  A ideia é atacar o problema provocado pelo fato de as inspeções serem realizadas pelo olho humano, com risco de objetos caírem das partes elevadas das sondas. O projeto piloto será apresentado ainda em janeiro.

O desafio “Inspeção de sistemas com isolamento térmico” foi enfrentado pela Vidya, com uma solução que permita inspecionar 100% das áreas dos ativos com isolamento térmico, sem a necessidade de remoção deste ou a realização de trabalho de espaço confinado nos casos de inspeção de vasos.

Oportunidade

O programa Ocyan Waves atrai startups de diversos estados brasileiros, com expertise em diferentes segmentos e não apenas no setor de óleo e gás. As startups Delfos e Vidya, por exemplo, que apresentaram seus resultados em agosto do último ano, foram contratadas como fornecedoras e possuem outros contratos vigentes, resultado de soluções apresentadas em edições anteriores do Ocyan Waves.

“O sucesso das edições realizadas até agora e a maturidade alcançada pela Ocyan com o projeto de inovação já levou a empresa a iniciar o planejamento para uma quarta edição do Ocyan Waves”, comemora Patrícia Grabowsky.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.