Offshore

Ocyan completa quatro anos de uso de MPD e reforça pioneirismo na perfuração de poços

Redação/Assessoria
05/06/2019 12:35
Visualizações: 1606

A Ocyan completa quatro anos de uso da tecnologia em águas profundas na costa brasileira com perfuração com pressão controlada (MPD ou Managed Presure Drilling), garantindo maior segurança operacional no desenvolvimento de poços complexos. Desde o final de 2014, a empresa já perfurou 20 poços com esta técnica, operados principalmente pelas sondas: ODN I, ODN II e Delba III.

“Quando participamos da implementação da tecnologia no país em ambiente offshore, nosso objetivo foi fornecer uma solução ao cliente diante de algumas limitações em avanços da perfuração por conta da geologia. Ao contratar a Ocyan, o cliente demandou o uso dessa metodologia, o que foi importante para o setor” explica Heitor Gioppo, vice-presidente da Ocyan.

Dentre os 20 poços perfurados no Brasil com o emprego da tecnologia pela Ocyan, a empresa foi a primeira do mundo a utilizar a técnica FMCD (Float Mud Cap Drilling) em águas profundas, uma das possíveis maneiras de uso do MPD, o que reforça o pioneirismo da companhia.

A técnica utiliza equipamentos adicionais durante o processo de perfuração, objetivando um melhor controle de pressão comparado com o método convencional.

“O controle da pressão do fluido de perfuração na operação garante mais segurança, já que detecta mais rapidamente eventuais problemas de controle do poço, diminui o tempo de execução de poços complexos, além de reduzir riscos operacionais e ambientais. Todos esses fatores conjugados geram aumento de eficiência e redução de custo para o cliente”, destaca Leandro Brandão, Coordenador de Desempenho e Melhoria Contínua e um dos responsáveis pela implementação do sistema na Ocyan.

Atualmente, a adoção dessa tecnologia tem sido mais comum devido aos desafios da indústria de perfuração em busca da revitalização de alguns poços e avanço em direção ao pré-sal.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25