Depois de 22 dias de paralisação, por conta de reivindicações por parte dos trabalhadores, as obras do terminal de passageiros do Porto do Mucuripe podem ser retomadas. Na tarde de segunda-feira (4), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral (Sintepav) e o consórcio responsável pela obra, CTFC, elaboraram um acordo coletivo, que será apresentado à categoria durante assembleia.
De acordo com o presidente do Sintepav, Raimundo Nonato Gomes, caso os trabalhadores aceitem os pontos do acordo, as atividades serão retomadas imediatamente. O acordo coletivo, informa, prevê reajuste das horas extras para 80% de segunda a sexta e para 100% aos sábados, domingos e feriados.
Também constam no documento gratificação equivalente a 30% do salário aos funcionários, abono dos dias parados e cesta básica mensal no valor de R$ 150. De acordo com a Secretaria Especial dos Portos, mais de 40% da obra já está concluída.
Na tarde de ontem, a reportagem procurou a assessoria de comunicação da empresa responsável pelas obras, a Constremac, para saber se houve prejuízos com a paralisação e se o cronograma da obra foi afetado. Até o fechamento da edição, porém, não obteve retorno.