<P>As obras de ampliação do estacionamento de caminhões Ecopátio, em Cubatão, terão início no próximo dia 5, anunciou ontem o diretor-presidente da Ecorodovias, Marcelino Rafart de Seras. Orçado em R$ 90 milhões, o projeto prevê o aumento do número de vagas da empresa, das atuais 700 par...
A Tribuna - SPAs obras de ampliação do estacionamento de caminhões Ecopátio, em Cubatão, terão início no próximo dia 5, anunciou ontem o diretor-presidente da Ecorodovias, Marcelino Rafart de Seras. Orçado em R$ 90 milhões, o projeto prevê o aumento do número de vagas da empresa, das atuais 700 para 3.500, o que permitirá o atendimento de até 12 mil carretas por dia e fará da instalação a maior da América Latina.
Localizado no Km 263 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, a cerca de 16 quilômetros das duas margens do Porto de Santos, o pátio será usado no controle do tráfego com destino aos terminais marítimos da região, evitando a formação de congestionamentos no sistema viário do cais. Ele funcionará como as praças de estacionamento existentes nas cidades portuárias européias, oferecendo um local para a permanência dos caminhões enquanto não são chamados pelos operadores.
Santos conta com outros dois estacionamentos reguladores, o Rodopark e o terminal retroportuário do Grupo Libra, ambos em Cubatão.
O início das obras do Ecopátio dependia da liberação de um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da licença ambiental. O aval foi emitido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente no início do mês, o que possibilitou a assinatura do empréstimo de R$ 73,3 milhões com o BNDES nesta semana, informou Seras.
O estacionamento continuará funcionando durante as obras, que englobam tanto a substituição do solo como a sua terraplanagem. Os trabalhos serão concluídos em 10 meses, no início do próximo ano. Mas segundo o diretor-presidente da Ecorodovias, parte das novas vagas deve ser entregue em cinco meses, ainda a tempo de atender os caminhões usados no escoamento da safra agrícola deste ano.
Aberto 24 horas por dia, o novo Ecopátio terá 442,7 mil metros quadrados e contará com uma nova sinalização, gates de entrada (semelhantes a cabines de pedágio) e um centro de controle operacional, que irá disponibilizar on-line imagens e dados dos caminhões para a Codesp e os terminais. Também terá áreas de lazer e irá oferecer serviços odontológicos (através de uma parceria com o Sesc e o Senat) e escritórios, onde os caminhoneiros chegando a Santos poderão negociar o transporte de outras mercadorias em suas viagens de retorno.
Futuro
Apesar das obras ainda não terem começado, Marcelino Seras já estuda uma expansão do Ecopátio, integrando a empresa ainda mais à cadeia logística do Porto de Santos. O idéia é instalar em uma área anexa um pátio de contêineres. Ainda está em estudos se a futura instalação irá somente armazenar as cargas ou será alfandegada, o que permitirá a recepção de mercadorias para a fiscalização aduaneira (parte do despacho aduaneiro) e até a instalação de uma indústria portuária.
Além do Ecopátio, a Ecorodovias controla três concesionárias rodoviárias que integram importantes corredores de exportação. Entre elas, está a Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, principal acesso viário ao cais santista. De acordo com Seras, a implantação do Ecopátio é um serviço ‘‘cinérgico e complementar à concessão, de tal forma que o modal rodoviário seja competitivo diante do ferroviário’’.
A holding também é responsável pela Ecovias Caminho do Mar, que liga Curitiba (PR) ao Porto de Paranaguá (PR), e pela Ecosul, que atende Rio Grande (RS).
Fonte: A Tribuna - SP
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