Biocombustíveis

NTU apoia uso de combustíveis sustentáveis no transporte coletivo

Seminário da Fetranspor discute tecnologia e soluções sustentáveis para o trânsito nas cidades. De acordo com o presidente da NTU, é preciso estimular a população a usar o transporte coletivo e ao mesmo tempo oferecer melhores condições no transporte de ônibus, implantando os sistemas BRT

Redação
27/07/2011 18:30
Visualizações: 166
O presidente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha, defendeu a adoção de alternativas energéticas e projetos que envolvam combustíveis sustentáveis, no I Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte, que começou ontem (26) e termina hoje (27), no Centro de Convenções Sul América. O seminário é promovido pela Fetranspor.

Na avaliação do presidente, para que sejam alcançadas soluções adequadas para o trânsito e o meio ambiente, principalmente nos centros urbanos, é preciso estimular a população a usar o transporte coletivo. “Paralelamente, também devemos oferecer melhores condições no transporte de ônibus, implantando os sistemas BRT”, explica Otávio.

O evento vai apresentar as principais experiências e soluções existentes no Brasil que integrem tecnologia e combustíveis mais limpos. Além disso, pretende identificar oportunidades, verificar eventuais barreiras e dificuldades e também interagir com os órgãos públicos competentes. O objetivo é apontar um caminho sustentável para os próximos anos, visando os eventos internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 com sede no Brasil.

Principal defensora da adoção dos BRTs (sigla em inglês de Bus Rapid Transit) como a solução mais eficaz para o transporte de passageiros nas grandes cidades, a NTU acredita que o modal por suas características - como redução do número de carros nas ruas, vias segregadas que impedem o contato com outros veículos e excelência em acessibilidade por meio de amplas rampas de acesso às estações - é o meio mais preventivo e seguro.

“A NTU busca e apoia todas as soluções adequadas à mobilidade urbana que envolvam as características da responsabilidade ambiental. A entidade defende o uso de ônibus equipados com o motor padrão Euro5. Por ser menos poluente, contribuem para a redução dos gases de efeito estufa CO2”, finaliza o executivo.

Informações: www.fetranspor.com.br/seminariosustentavel
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19