Etanol

Novozymes apresenta conceito de Planta Flex

O conceito, apresentado no 1º Seminário Latino-americano de Produção de Etanol, trata da produção do combustível a partir de cana-de-açúcar e de outros cereais. A intenção é incluir o milho e o sorgo como matéria-prima na produção de etanol.

Redação
29/09/2011 19:06
Visualizações: 141
O incentivo à produção de etanol a partir de cereais foi o principal foco do 1º Seminário Latino-americano de Produção de Etanol que ocorreu entre 19 e 22 de setembro no Hotel Sheraton Iguazú Resort Spa (Parque Nacional Iguazú), na Argentina. O seminário foi direcionado aos gerentes técnicos de empresas produtoras de etanol e aos investidores do setor.

Novozymes Latin America Ltda. (líder mundial na produção de enzimas), Fermentis (produtora de fermento/França) e Phibro (produtora de nutrientes para fermento/Estados Unidos) reuniram empresários para apresentar o conceito de Planta Flex capaz de produzir etanol a partir de cana-de-açúcar e de outros cereais. Atualmente, no Brasil, apenas uma das 400 plantas (aproximadamente) de etanol tem estrutura flex, observa Mario Cacho, Gerente de Vendas em Bioenergia da Novozymes.

As empresas participantes apresentaram os planos de investimento e retorno relacionados à construção de plantas flex e a adaptação das atuais usinas de cana-de-açúcar em plantas capazes de produzir álcool também a partir de cereais. Devido às condições climáticas, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai só conseguem cultivar cana-de-açúcar seis meses por ano. No Brasil, no Centro-Sul, maior região produtora de cana-de-açúcar, as usinas ficam paradas três meses devido ao clima. Nas demais regiões brasileiras, 30% das usinas ficam paradas até seis meses.

“A intenção é incluir o milho e o sorgo como matérias-primas na produção de etanol, até porque nos dias atuais há excedentes dessas culturas na América Latina”, diz Mário Cacho que falou sobre “O uso das enzimas na produção de etanol a base de cereais”.
 
A Gerente de Marketing para Bioenergia Lígia Fagundes acrescenta que”a diversificação da produção é uma forma de agregar valor aos negócios, pois essas empresas já estão operando e, com a melhoria da estrutura, vão aproveitar recursos já existentes”. Ela ministrou a palestra “Tendências do Mercado” e dois especialistas da Novozymes - Éder Bordin e Vanessa Scholl - apresentaram planos de investimento e retorno relacionados à implantação de plantas Flex na palestra que ministraram em conjunto: “Adaptação de plantas de etanol de cana-de-açúcar para a produção a base de cereais”.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19