Um novo porto será construído no município de Itapemirim, no litoral Sul do Espírito Santo. Segundo a empresa responsável pela construção, 1600 empregos diretos e indiretos serão gerados nas obras do porto. O terminal servirá como apoio às bases de petróleo da região e as obras vão custar cerca de U$ 250 milhões de dólares.
Com o novo porto, cresce a demanda de empregos e a necessidade de qualificação. "A própria empresa está procurando faculdades de Vitória para que sejam qualificadas as pessoas para os navios, embarcações, guindastes", disse o secretário de obras de Itapemirim, Rodrigo Lugão.
O novo porto, também chamado de ponto de apoio, será construído na Praia da Gamboa, e as obras vão começar em meados de 2012. A expectativa da empresa responsável é que aconteçam em média 32 atracagens por dia e que o ponto funcione 24 horas.
"O impacto será muito grande, pois com essa empresa outras também virão. Teremos um fluxo grande de compra e venda de imóvel. As vendas no comércio e supermercados também vão aumentar", afirma Lugão.