Biotecnologia

Novo laboratório para uso de biomasa no refino

Amanhã, a Petrobras e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inauguram o Laboratório de Biomassa e Biocombustíveis para o desenvolvimento de pesquisas em processo de obtenção de bio-óleo por pirólise rápida catalítica, a partir de resíduos vegetais.

Agência Petrobras
21/06/2010 15:17
Visualizações: 149

Amanhã, a Petrobras e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inauguram o Laboratório de Biomassa e Biocombustíveis para o desenvolvimento de pesquisas em processo de obtenção de bio-óleo por pirólise rápida catalítica, a partir de resíduos vegetais.

 


Gerado a partir de matérias-primas como serragem de madeira, capim-elefante e principalmente palha ou bagaço de cana-de-açúcar, o bio-óleo com qualidade adequada pode ser processado em unidades de refino convencionais, gerando combustíveis de alta qualidade. No novo laboratório, pesquisadores do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e da Universidade desenvolverão estudos sobre melhoramento da qualidade de bio-óleo gerado por este processo, para poder no futuro incorporá-lo às plantas de refino da companhia.

 

Os novos equipamentos estão instalados em laboratório com 150m2 de área construída, sendo o principal deles uma planta piloto de pirólise térmica. Com capacidade de processar 1 kg/hr de biomassa seca, esta é a primeira planta piloto de pirólise térmica em uma universidade brasileira.

 

Sobre as Redes temáticas

 

O modelo das Redes Temáticas foi criado pela Petrobras em 2006, voltado para o relacionamento com as universidades e institutos de pesquisas brasileiros. Hoje já há 50 redes operando em parceria com 114 universidades e instituições de pesquisas de todo o Brasil. Nas redes, as instituições desenvolvem pesquisas em temas estratégicos para o negócio da Petrobras e para a indústria brasileira de energia. Os investimentos possibilitam às instituições conveniadas a implantação de infraestrutura, aquisição de modernos equipamentos, criação de laboratórios de padrão mundial de excelência, capacitação de pesquisadores/recursos humanos e desenvolvimento de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento nas áreas de interesse.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19