ANP

Novo equipamento para detecção de metanol na gasolina e no etanol é aprovado pela ANP

Redação/Agência ANP
11/02/2020 12:56
Visualizações: 2157

O Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da ANP (CPT-ANP) reconheceu a eficácia de um novo equipamento para detectar a presença de metanol (substância tóxica) na gasolina e no etanol. A nova tecnologia atende à demanda das distribuidoras por um equipamento portátil, de fácil manuseio e com confiabilidade analítica para realizar a verificação exigida pela Resolução ANP nº 696/2017.

O equipamento foi desenvolvido a partir de metodologia que recebeu o aval da ANP em 2018 para análise indicativa de adulteração de gasolina e etanol por metanol, em campo. A tecnologia apresentada já havia sido testada por alguns potenciais usuários e consiste em um medidor colorimétrico que utiliza as mesmas reações prescritas na ISO 1388-8, com detecção por fotometria. Ela traz uma nova opção para as distribuidoras detectarem a presença de metanol, somando-se ao kit colorimétrico, que já era utilizado.

Em 2017, a ANP criou o Grupo Técnico (GT) “Avaliação de metodologias para análises em campo”, sob a coordenação do CPT-ANP com o objetivo de avaliar metodologias analíticas simples e confiáveis para realização de controle de qualidade em campo. O CPT continuará coordenando o GT para estimular o surgimento de novas metodologias que possam ser utilizadas principalmente por distribuidores e revendedores não restritas apenas à detecção de metanol.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23