Bolívia

Novo comando da YPFB preocupa as petroleiras

Agência Estado
30/01/2007 02:00
Visualizações: 111

A troca de comando na estatal boliviana Yacimentos Petrolíferos Fiscales de Bolívia (YPFB) reacendeu no mercado o temor de nova radicalização nas relações entre o governo Evo Morales e as petroleiras estrangeiras que operam no país. Ontem, o ministério boliviano dos Hidrocarbonetos anunciou o nome de Manuel Morales Olivera para substituir Juan Carlos Ortíz na presidência da companhia. Com atuação elogiada pelas empresas, Ortíz renunciou ao cargo na sexta-feira, alegando ser vítima de perseguição.

Em entrevista na tarde de ontem, o ministro dos Hidrocarbonetos, Carlos Villegas, deu eco aos temores do mercado ao anunciar que o governo poderá rever a lei dos Hidrocarbonetos, apresentando um novo texto ao Congresso.

Morales tem perfil considerado mais radical que seu antecessor. Ocupava o posto de assessor especial da diretoria da estatal e era bem próximo ao ex-ministro dos Hidrocarbonetos Andrés Soliz Rada, que ficou conhecido por violentos ataques contra a Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13